Google

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Questões UFF - 2009 - Fase 1

QUESTÃO – 01 – UFF
A letra da canção enfoca o tempo e o espaço que transcorrem e transformam tanto a matéria quanto o
pensamento. Os versos da canção de Gilberto Gil, “Pães de Açúcar/Corcovados/Fustigados pela chuva e
pelo eterno vento”, podem referir-se a um conceito da geografia física, o qual “constitui o conjunto de processos operantes na superfície terrestre que ocasionam a decomposição dos minerais das rochas, graças à ação de agentes atmosféricos e biológicos” (Leinz, V. e Amaral, S. Geologia Geral).

O conceito acima referido é o:

(A) intemperismo
(B) metamorfismo
(C) magmatismo
(D) organicismo
(E) tectonismo


RESPOSTA CORRETA LETRA (A)

Explicação existem 3 tipos de intemperismo. (Físico ou mecânico), Químico e Biológico.

Intemperismo físico ou mecânico
Conduzem à desagregação da rocha, sem que haja necessariamente uma alteração química maior dos minerais constituintes. Os principais agentes do intemperismo físico são variação de temperatura, cristalização de sais, congelamento da água, atividades de seres vivos.
a) Variação da temperatura: Com o aumento da temperatura os minerais sofrem dilatação, desenvolvendo pressões internas que desagregam os minerais e desenvolvem microfraturas, por onde penetrarão a água, sais e raízes vegetais.
b) Cristalização de sais: O sal trazido pela maresia, se cristaliza nas fraturas, desenvolvendo pressões que ampliam efeito desagregador.
c) Atividades biológicas (biomecânicos): as raízes de árvores podem trabalhar como agentes intempéricos. Elas atuam como forma motriz para abrir canais para que outros agentes intempéricos atuem nas rochas e minerais. Há também a "escavaçao" de insetos em rochas mais fracas.
Intemperismo químico
Implica transformações químicas dos minerais que compõem a rocha. O principal agente do intemperismo químico é a água. Os feldspatos e micas são transformados em argilas, ao passo que o quartzo permanece inalterado. quosas sobre o feldspato e sobre a mica biotita, leva à produção de argilas e à formação do solo. A principal argila formada é o caulim, que é branco quando puro, o que o acontece muito raramente. A cor vermelha do solo se deve aos óxidos de Ferro e Manganês liberados pela alteração da biotita e outros minerais que possuem estes elementos químicos em sua fórmula.
Na superfície, o solo é mais rico em argila e matéria orgânica. À medida que se aprofunda aumenta o número de cristais de feldspato, os quais já se encontram em processo de desagregação e de alteração química.
Intemperismo biológico
É produzido pelas bactérias, produzindo a decomposição biótica de materiais orgânicos. Este tipo de intemperismo produz os solos mais férteis do mundo, sendo muito comum na Rússia e na Ucrânia.

Todos três operam fazendo desgaste, ou seja, erosão !!!!!


Metamorfismo é o conjunto de processos geológicos que leva à formação das rochas metamórficas. Esses processos envolvem transformações físicas e químicas sofridas pelas rochas, quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra. Estas alterações ocorrem no estado sólido, pois a pressão é superior à temperatura.


Magmatismo estudo ligado ao magma, ou seja, Da dinâmica interna temos os terremotos, magmatismo (vulcanismo e magmatismo)


A arquitetura orgânica, arquitetura organicista ou ainda organicismo foi uma escola da arquitetura moderna influenciada pelas idéias de Frank Lloyd Wright. Apesar de ter surgido nos EUA, desenvolveu-se ao redor de todo o mundo. Um arquiteto europeu considerado orgânico foi Alvar Aalto.




QUESTÃO – 12 – UFF
TEXTO
O verão invadiu outubro e expulsou a primavera. Aqui estou, neste dia esplendente, reduzido
a meu corpo. Sem passado, sem sonho, sem fuga. Presente em minhas unhas, em minha pele,
em meus cabelos. Eu e os demais habitantes deste outubro coroado. Uma onça – não sei se já
repararam – não tem costura. O verão, esta pantera, também não tem. E dentro dele estamos
nós, prisioneiros de uma jaula feliz. O verão não tem municípios, nem governo, nem câmara,
nem eleições. Está deitado ao lado do mar e aos pés da montanha selvagem. Azul e verde, sal
e clorofila.
..........................................................................................................................................................
O verão é feroz. Especialmente um verão como este, ilegítimo, fora de época, produto de
uma subversão planetária. Tudo nele está fora da lei, como a poesia e a paixão desvairada. Por
isso mesmo, tudo nele é intenso e efêmero, como se decidisse esbanjar toda a sua vida num dia
apenas, com a urgência de quem vai morrer às seis da tarde, sangrando, esquartejado, sobre
as montanhas do Leblon.
O verão lembra uma máquina anômala cujas correias e roldanas se estendem por avenidas
e rodam nas nuvens, espiralando, em câmera lenta, numa velocidade diferente dos aviões que
sobrevoam os quarteirões do Flamengo e o Morro da Viúva, preparando-se para descer na pista
do Santos Dumont.
..........................................................................................................................................................
Em meio ao verão, a chama da literatura bruxuleia e se apaga. Não se precisa de chave para
abrir o mundo, quando ele se dá a nós, escancarado, sem espessura e sem sombras. O verão
dos livros é eterno, pode esperar. Já o verão deste dia 25 de outubro de 2007 trepida à nossa
volta, urgente.
Ferreira Gullar, Revista O Globo, 30/12/07

O texto de Ferreira Gullar refere-se, de maneira poética, às mudanças climáticas ocorridas no globo terrestre ao longo das últimas décadas.

Assinale a caracterização correta desse fenômeno.

(A) Ocorrência de tempestades e catástrofes naturais, causadas pelo movimento de placas tectônicas.
(B) Irregularidade das condições climáticas em áreas do planeta, provocada por fatores naturais e humanos.
(C) Aumento da temperatura nas cidades, em função da formação de “ilhas de calor” nas áreas rurais.
(D) Modificações do ciclo das estações em virtude de mudanças orbitais da Terra e da atividade solar.
(E) Alterações bruscas no tempo, devido à inversão térmica decorrente do avanço de massas de ar.


RESPOSTA CORRETA LETRA (B)

Sobre os fatores naturais podemos falar de El Ninõ. Já os fatores humanos pode-se colocar a intensificação do efeito estufa.






QUESTÃO 19 – UFF


Tempos Rápidos e Tempos Lentos


(...) Sugerimos a noção de um tempo rápido ao qual se antepõe um tempo lento. Aqui, estamos falando de quantidades relativas. De um lado, o que nós chamamos de tempo lento somente
o é em relação ao tempo rápido; e viceversa(...). E essa contabilidade do tempo vivido pelos homens, empresas e instituições será diferente de lugar para lugar. (...). O tempo rápido não cobre a totalidade do território nem abrange a sociedade inteira. (...) (Adaptado de Santos, M. A natureza do espaço.)




(A) as revoluções tecnológicas dos transportes e das telecomunicações explicam porque os tempos rápidos são urbanos e os lentos são apenas rurais;
(B) a moderna gestão de empresas e de instituições acelera o tempo vivido, padronizando inteiramente a superfície terrestre;
(C) as noções de tempo rápido e tempo lento estão relacionadas, historicamente, aos países centrais e aos países periféricos, nessa ordem;
(D) a tecnologia tem papel importante na constituição de tempos e de lugares, sem homogeneizar por completo o espaço geográfico;
(E) os setores da economia – primário, secundário e terciário – representam isoladamente os tempos muito lento, lento e rápido, respectivamente.

RESPOSTA CORRETA LETRA (D) !!!!!

A mudança da tecnologia em relação ao tempo e espaço !!!!! Podemos colocar como exemplo a globalização !!!!
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como conseqüência o aumento acirrado da concorrência.






Questão 29 - UFF

A CULTURA INTERNACIONAL DO CONSUMO
A difusão geográfica da rede McDonald’s


No mapa, apresenta-se o ritmo desigual da difusão do padrão norte-americano de consumo em diferentes
partes do mundo, a partir da implantação do primeiro McDonald’s em países selecionados.

O fator principal responsável por tal desigualdade é o(a):

(A) poder aquisitivo das populações dos países considerados na amostragem;
(B) proximidade geográfica da matriz norte-americana da empresa;
(C) resistência cultural e religiosa, em alguns casos, ao “modo de vida americano”;
(D) peso de tradições alimentares enraizadas em alguns países apresentados;
(E) ordem de inserção dos países selecionados na economia globalizada.

RESPOSTA CORRETA LETRA (E)

O EUA tem sua economia globalizada, ou seja, industria, empresas e até prestação de serviço em diversos países do globo. Assim, gerando até mesmo uma padronização de consumo !

A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como conseqüência o aumento acirrado da concorrência.






QUESTÃO - 33 - UFF
O espaço brasileiro é marcado por uma grande desigualdade entre os municípios que compõem cada estado da federação. Se por um lado, a criação dos municípios brasileiros tem uma história, por outro, essa criação também tem sua geografia. O mapa a seguir mostra a malha municipal brasileira e sua evolução no tempo e no espaço.


Com base no mapa, podem ser destacados dois fatores principais que interferiram diretamente na evolução da malha municipal do País. Assinale-os.
(A) Lei de responsabilidade fiscal; redução da importância econômica das metrópoles.
(B) Interesses eleitorais emancipacionistas; planejamento autoritário do espaço.
(C) Variações na densidade demográfica; direção predominante das frentes pioneiras.
(D) Flutuações dentro da dinâmica econômica; transição demográfica brasileira.
(E) Transferências da capital do País; movimentos separatistas e sua repressão.

RESPOSTA CORRETA LETRA (C)

Variações na densidade demográfica, nada mais é do que o contingente populacional que em cada região. As regiões do leste brasileiro há uma maior ocupação.
Direção predominante das frentes pioneira. Bem é só lembra da colonização, na qual ocupou todo o litoral brasileiro.




QUESTÃO – 50 – UFF
Leia com atenção o texto abaixo.
Estima-se que no início do século XVI, o litoral brasileiro, em função da presença dos povos indígenas,
já possuía uma densidade entre 4 e 5 habitantes por quilômetro quadrado e de até 9 habitantes por quilômetro
quadrado em algumas regiões. Através da presença destes povos, a paisagem brasileira já havia sido
apresentada a um elemento bastante influente: o fogo. Seu uso sistemático para caçar favoreceu, por exemplo,
a extensão ou manutenção dos cerrados em detrimento de áreas florestais: “Na toponímia tupi, retomada de
relatos do século XVI, (...) há uma enorme diversidade de palavras retratando padrões de vegetação originados
pelos desmatamentos, pelos retalhamentos de florestas e pelo uso do fogo. Muitos desses termos são
nomes de bairros e cidades no Brasil: caapuera (roça que já foi); Ibirapuera (árvore que já foi); Caucaia
(mato queimado ou incêndio da mata); Catumbi (beira da mata); Caatanduva (mato ralo e áspero); capixaba
(roçado preparado para plantio); cairussu (queimada)”. Adaptado de Miranda, National Geographic.


Na pesquisa de processos como o descrito, existe uma noção que vem sendo revista e um fator que
ajudou a provocar essa releitura.

A noção e o fator são, respectivamente:


(A) natureza/contínua e transformadora interferência humana sobre a Terra;
(B) espaço geográfico/fracas ações oficiais para deter a degradação ambiental;
(C) cidade/sucessivo desenvolvimento da informática nas telecomunicações;
(D) bairro/conscientização em torno da questão do desmatamento e da poluição;
(E) cidade/aumento da dependência humana da energia fóssil.

RESPOSTA CORRETA LETRA (A)

O texto relata a destruição do homem sobre a natureza (floresta), como por exemplo o fogo e caça.




QUESTÃO 51 – UFF

Analise o mapa e o gráfico.


Considerando-se a expansão do Islamismo, a partir de aspectos numéricos e geográficos, conclui-se corretamente que:

(A) a distribuição espacial dos muçulmanos corresponde à mesma etnia;
(B) o Islã encontra-se estabilizado tanto numérica quanto geograficamente;
(C) a expansão do Islamismo é inviabilizada pela modernização das sociedades;
(D) as migrações internacionais são um importante fator de expansão do Islã;
(E) os países mais populosos do mundo apresentam predomínio de muçulmanos.

RESPOSTA CORRETA (D)

Uma exemplo de migração que pode ser dado é de escravos do continente africanos, trazidos para a America latina.






QUESTÃO 63 – UFF


Uma tendência verificada na evolução da composição etária do País e uma ação do Estado necessária ou recomendável, no âmbito da previdência social, estão corretamente associados na opção:

(A) estabilização da participação de jovens sobre a população total do país – programas voltados à ampliação da cobertura previdenciária nas regiões mais urbanizadas do Brasil;
(B) estabilização da participação da população economicamente ativa no total da população – adoção de uma política previdenciária voltada especialmente para as áreas urbanas das regiões Sul e Centro-Oeste;
(C) redução na participação de jovens e idosos no total da população – implementação de incentivos à emigração das áreas economicamente mais dinâmicas para reduzir a informalidade;
(D) incremento contínuo na participação de todas as faixas de idade – adoção de uma política previdenciária com vistas a um maior equilíbrio geográfico em sua cobertura;
(E) aumento da participação do percentual de idosos no total da população do País – políticas dirigidas ao incremento do contingente de trabalhadores cobertos pela previdência no Norte e no Nordeste.

RESPOSTA CORRETA LETRA (E)

Bem com o aumento do percentual de idosos no Brasil ocasionado pela melhora na qualidade de vida. E a diminuição na taxa de natalidade e uma estabilização no crescimento do PEA ( população economicamente ativa ) no Brasil. Além do auto índice de jovens mortos por acidente de transito, violência entre outros. Veio trazer um novo problema para o estado pois está havendo um aumento dos gastos da previdência social e não aumenta a contribuição. E uma das soluções foi o incremento do contingente de trabalhadores cobertos pela previdência no Norte e Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores