Google

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

G1 - Guerra Fria é resultado do fim da 2ª Guerra Mundial



G1 - Guerra Fria é resultado do fim da 2ª Guerra Mundial
Fonte: www.globo.com (G1 - Vestibular)
Disciplina: História / Geografia

www.thiagoazredo.com.br ou htttp://thiagoazeredo.blogspot.com ( Professor Thiago Azeredo - Geografia - e-mail: azeredo.thiago@gmail.com )
Categoria:
Educação


Tema: Guerra Fria é o resultado do fim da 2° Guerra Mundial
Professor Igor Vieira (Curso PH)

Vamos trabalhar um tema bastante importante para o vestibular que é o período de Guerra Fria. A Guerra Fria, caracteriza o sistema político do emediato pós segunda
guerra mundial e se extende de 1947 até 1991, é um tema relevante porque vai se conectar a diversos outros temas importante que é abordado no vestibular, como por exemplo a descolonização Afro-Asiática. A lógica da Guerra Fria é muito simples nós temos o mundo bipolar dividido entre duas super potências EUA x URSS, de um lado os EUA, defendendo seu modelo de organização Capitalista. E do outo lado a união Sociética, que pretende impor ao mundo o modelo Socialista de organização. Dentro dessa lógica nós temos a disputa pela Hegemonia Mundia, EUA e URSS, rivalizando o controle do planeta. Porém dentro da estrutura lógica de uma guerra, sempre pensamos em um ataque militar. Entretanto, devido ao "Euilíbrio do Terror" esse ataque cruzados eram simplesmente inviágeis. Porque? De um lado EUA do outro URSS, ambos detendo tecnologia nuclear, uma ataque americano em território Soviético segnificaria uma resposta tão drastica que resultaria no colapso americano e o contrário também se confirma. Caso a URSS atacasse o EUA a resposta seria uma destruição total das Repúblicas Soviéticas. Portanto dentro da lógica custo benefício um atacaque direto é simplesmente despensável. Diante desse "Equilíbrio do Terror" a única saída para a união soviética e os EUA, era a "Disputa por áreas de Influências" ou seja quanto maior o número de áreas controlada pela URSS maior seria o poder URSS. A distribuição de áreas de influência começa a ser feita ainda durante a negociação de paz, da segunda guerra mundial nos tratados de Teerã (...) Conferência de Potsdam (...) você já tem a definição de algumas áreas de influência , dentro dessa lógica todos os conflitos que vão ocorrer no mundo ganham grande relevancia porque URSS e EUA, vão se envolver nesses conflitos direta ou indiretamente, o grande caso classico é a questão da Guerra do Vietnã, um problema interno e que acaba ganhando grandes proporções mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores