Google

sábado, 31 de outubro de 2009

Questões Resolvidas - ENEM Anulado - 2009


RESPOSTA CORRETA LETRA (D)




RESPOSTA CORRETA LETRA (D)






RESPOSTA CORRETA LETRA (B)








RESPOSTA CORRETA LETRA (C)








RESPOSTA CORRETA LETRA (B)

LEIA SOBRE A ÁGUA:
FONTE: pt.wikipedia.org
FONTE: www.sobiologia.com.br










RESPOSTA CORRETA LETRA (D)

Fique por dentro o que é aterro sanitário:
FONTE: pt.wikipedia.org









RESPOSTA CORRETA LETRA (D)









RESPOSTA CORRETA LETRA (D)

Leia sobre o efeito estufa.
FONTE: pt.wikipedia.org

Leia sobre gases do efeito estufa
FONTE: pt.wikipedia.org

Leia sobre Energia Renováveis
FONTE: pt.wikipedia.org







RESPOSTA CORRETA LETRA (D)

Leia sobre Energia Renováveis
FONTE: pt.wikipedia.org

Leia Sobre Evaporação
FONTE: pt.wikipedia.org

Leia Sobre Condensação
FONTE: pt.wikipedia.org









RESPOSTA CORRETA LETRA (C)


Antropogenia é o termo dado às coisas originadas pelo homem.
Antropogenia ou antropogênese é o estudo da ontogênese e filogênese humanas.
Coisas referentes ao homem ou à vida humana são chamados antrópicos. Assim, ação antrópica é a ação humana sobre o ambiente.

MINERAÇÃO
Problemas ambientais
Precipitado de hidróxido de ferro num regato recebendo águas ácidas de uma mina de carvão (Missouri, Estados Unidos).
Atualmente as companhias mineiras são obrigadas a cumprir normas ambientais, de encerramento e de funcionamento bastante estritas, de forma a assegurar que a área afectada pela exploração mineira regressa à sua condição inicial, ou próxima da inicial e em alguns casos até melhor que a inicial. Alguns métodos de exploração antiquados tiveram, e continuam a ter em países com fraca regulamentação, efeitos devastadores no ambiente e na saúde pública. Pode ocorrer contaminação química grave do solo nas áreas afectadas, a qual pode ser ampliada e disseminada por exemplo pela água, criando situações de contaminação maciça.
Outros problemas ambientais possíveis são a erosão, subsidência, abandono de resíduos perigosos, perda de biodiversidade e contaminação de aquíferos e cursos de água.
No entanto, as explorações mineiras modernas têm práticas que diminuíram significativamente a ocorrência destes problemas, sendo alvo de apertado escrutínio ambiental.
BARRAGEM
Uma barragem, açude ou represa, é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. A sua utilização é sobretudo para abastecer de água zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia eléctrica (energia hidráulica), ou regularização de um caudal.

PORQUE O GABARITO É (C) !!!!!!!!!

CIANOBACTÉRIAS
As Cyanobacteria ou Cianobactérias, filo que inclui as algas azuis, são organismos aquáticos, unicelulares, procariontes e fotossintéticos de cocos, bastonetes, filamentos ou pseudofilamentos, apresentando coloração azul em condições ótimas, mas são frequentemente encontradas apresentando coloração de verde oliva a verde-azulado.

Em muitos casos, são responsáveis pela eutrofização do ambiente aquático no qual estão inseridas pela rápida reprodução (sempre por bipartição). A maioria das espécies encontram-se em água doce, mas algumas são marinhas ou ocorrem em solo húmido, ainda sendo encontradas em ambientes lacustres (principalmente hipersalinos), ambientes congelados, sob o foliço de florestas entre outros. Outras espécies são endossimbiontes em líquenes ou em vários protistas e corais, fornecendo energia aos seus hospedeiros.

Foram durante muito tempo classificadas como algas, quer da divisão Cyanophyta, quer da classe Cyanophyceae (por isso o termo cianofíceas é ainda utilizado, embora o termo cianobactérias esteja a ganhar terreno) e estudadas pelos botânicos. Atualmente sabe-se que estes organismos não têm relação filogenética com qualquer dos grupos de algas, a não ser como prováveis antepassados dos cloroplastos – ver teoria da endossimbiose) – e encontram-se classificados como um filo (ou divisão, para os botânicos) dentro do domínio Bacteria.


Invertebrados bentônicos
Os invertebrados bentônicos são grupos de organismos que habitam diferentes tipos de substratos de habitats aquáticos. Estes podem ser compostos de fragmentos de vegetais, sedimentos diversos, macrófitas, algas filamentosas, entre outros. Dentre os diversos grupos existentes, podemos destacar os moluscos, insetos, nematódeos e os oligoquetos. Os organismos bentônicos têm sido utilizados como bioindicadores na avaliação de impactos ambientais provocados pelo mau uso dos recursos naturais do ambiente. Os animais, plantas, microrganismos e suas complexas interações com o meio ambiente respondem de maneira diferenciada às modificações da paisagem, produzindo informações, que não só indicam a presença de poluentes, mas proporcionam também uma melhor indicação de seu impacto na qualidade dos ecossistemas (Souza, 2001).






RESPOSTA CORRETA LETRA (E)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores