Google

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

G1 - Entenda as causas e os efeitos da chuva ácida



G1 - Entenda as causas e os efeitos da chuva ácida
Fonte: www.globo.com (G1 - Vestibular)
Disciplina: Geografia + Química + Biologia

www.thiagoazeredo.com.br ou http://thiagoazeredo.blogspot.com ( Professor Thiago Azeredo - Geografia - e-mail: azeredo.thiago@gmail.com )
Categoria:
Educação

Hoje vamos falar da chuva ácida, cuidado toda chuva é ácida. O problema que quando ela se torna ácida de mais ela se torna um problema ambiental. E ai você deve está estranhando toda chuva é ácida mesmo no meio do campo em um lugar livre de poluição, Sim, acompanhe aqui comigo porque, toda chuva é ácida por natureza devido ao CO2 da atmosfera ( CO2 + H2O = = H+ + HCO3-) ... Gás carbonico reage com a água (H2O), forma ácido carbonico, fraco (...) instável, ele acaba se decompondo (...)
conseqüentemente se ioniza, libera H+, a chuva fica ácida, levemente ácida. O roblema
é quando nossa querida chuva, começa ter um PH < 5. Nossa mais menor do que 5 é muito
ácida? É. Quem são os dois principais causadores da chuva ácida, vamos dar uma olhadinha aqui comigo, olha lá. Primeiro(s) Causador os Óxidos de Enxofre (SO2 e SO3), não esquece essa forma. Mas como é que eles formam chuva ácida ..



O Enxofre é liberado pelas indústrias, que está contidos em combustíveis fóssies, devirados de petróleroa e carvão mineral por exemplo, é queimado e libera o SO2, o SO2 pode ser oxidado da atmosfera, 21% dela vai virar SO3. O SO3 reage com a H2O da chuva, formando Ácido Sulfúrico, que é absurdamente corrosivo,não pode ter isso na chuva apareceu na chuva ela fica ácida demais só os SOx que causam isso ? Não ! Nós temos também os nitrogênio NxOy = NO2 ...



Ácido Súlfurico e Ácido Nítrico, os principais ácidos da chuva ácida, o ácido carbônico é inovencivo ele deixa a chuva lijeiramente ácida, não há problema.

Esquema como funciona



Alguns efeitos do meio ambiente.
* Afeta o crescimento das plantas;
* Causa deterioração do solo;
* Afeta a reprodução da vida marinha;
* Ataca os monumentos, os metais e tecidos vivos;


.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores