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quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Questões Resolvidas - UFRJ - 2010 - Prova 2

Prova 2
Gabarito

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a) Entre os fatores responsáveis pela concentração populacional nas zonas costeiras, temos:

i ) a facilidade de ocupação das planícies costeiras; (Físico)
ii ) a presença de solos férteis nas planícies litorâneas; (Físico/Econômico)
iii) a instalação de portos estimula o comércio por via marítima e o adensamento da ocupação; (Histórico / Econômico)
iv ) a valorização das paisagens costeiras para fins residenciais e turísticos.
(Econômico)

Comentario do professor Ricardo Nunes Libório, que dá aulas de geografia no Sistema Elite de Ensino, no Rio de Janeiro.

Distribuição populacional

A distribuição da população no Brasil é feita de acordo com fatores determinantes, de atração e de repulsão, segundo o professor Ricardo Nunes Libório, que dá aulas de geografia no Sistema Elite de Ensino, no Rio de Janeiro.

Segundo ele, no país, uma média maior da população se aproxima do litoral. No interior, porém, existem alguns vazios demográficos, com dois ou três habitantes por quilômetro quadrado. “Quando que quando se refere à densidade, fala-se em média. Então, é sempre a população dividida por esse espaço”, afirma.

Ele dicide essa ocupação em Fatores (Físico, Histório e Econômico).



b) Entre os impactos que a ocupação das áreas contíguas à linha de costa provoca no ambiente costeiro, temos:
i ) a alteração ou destruição da morfologia, das paisagens e dos ecossistemas costeiros (mangues, recifes, restingas, dunas);
ii ) a poluição das águas;
iii) a alteração da morfodinâmica das praias (erosão costeira).

* Obs: O item i inclui o início do texto “... contentam-se de andar arranhando [as terras] ao longo do mar como caranguejos.” (Frei Vicente do Salvador, 1627). Com a destruição de mangues, ocorreu a mudança na biodiversidade do local e conseguentemente a destruição de carangueijos.

Carcinicultura é a técnica de criação de camarões em viveiros.(Outra motivo de destruição dos caranguejos).


















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a) Nos projetos de reforma urbana, entre os argumentos favoráveis ao modelo de arrasamento, temos:
i ) maior remuneração do capital imobiliário;
ii ) melhoria da circulação intra-urbana;
iii) o adensamento populacional graças à verticalização;
iv ) criação de novas áreas de lazer;
v ) renovação do ambiente construído.

b) Nos projetos de reforma urbana, entre os argumentos favoráveis ao modelo de refuncionalização, temos:
i ) a preservação da memória histórica e cultural dos espaços urbanos;
ii ) a diversificação da oferta de áreas de lazer e turismo;
iii) permanência do sentimento de vizinhança;
iv ) a valorização de áreas urbanas pelo contraste entre o velho e o novo.


















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Entre as relações econômicas entre Estados Unidos e China que explicam a aproximação cada vez maior desses países, incluem-se:
i ) a compra pela China de títulos do tesouro norte-americano;
ii ) os investimentos diretos chineses nos setores bancário e industrial norte-americanos;
iii) a compra maciça de produtos chineses pelos Estados Unidos;
iv ) os investimentos produtivos norte-americanos na China;
v ) a transferência de tecnologia dos Estados Unidos para a China.

OBS: Questão questinável no ponto que a china teve uma maior abertura de sua política e conseguentemente do comércio para o mundo, voltando olhares pela sua gigantesca população, ou seja, enorme mercado con]sumidor.


















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a) O papel desempenhado pela pecuária na economia da colônia foi:
i ) ocupar grandes extensões de terra;
ii ) dar origem aos primeiros núcleos urbanos em áreas do interior;
iii) provocar a interiorização da ocupação e do povoamento efetivos de diversas áreas e regiões;
iv ) atender ao mercado consumidor das áreas de produção agrícola situadas na faixa litorânea.

OBS: Sendo com o gabarito acima a pecuária, foi uma das principais responsáveis pela interiorização, de ocupação territorial nacional.



b) As condições que permitiram que a atividade pecuária ocupasse áreas florestais a partir do século XX foram, entre outras:
i ) a expansão do mercado interno com o aumento da demanda resultante do crescimento urbano-industrial;
ii ) a capitalização do campo que levou ao aumento da rentabilidade da atividade pecuária (sementes selecionadas para formação de pastagens artificiais, melhoria do plantel, etc.);
iii) a expansão do mercado externo porque o rebanho bovino brasileiro é predominantemente “verde”;
iv ) a ausência de regularização da propriedade nas novas áreas de ocupação.

OBS:

(i) Devemos lembrar que ocorre a substitução de uma política agraria, sobretudo do capital acumulado do café para o início da industrialização brasileira, Inicialmente no Rio de Janeiro, pelo seu grande mercado consumidor. Se intensificando em São Paulo.

OBS: (ii/iii) Uma questão da UFF, informa que esse avanço só pode ser possível com os maiores cuidados, eliminando problemas como a febre aftosa entre outros problemas. Assim gerando uma melhor qualidade ao seu produto, e com isso possibilitando a inserção desse em mercados exteriores.

















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Entre as características das regiões metropolitanas estão:
i ) a integração de uma metrópole com os municípios a ela contíguos, que também se articulam entre si;
ii ) a formação de áreas conurbadas;
iii) os intensos fluxos de pessoas, bens e serviços entre os municípios contíguos;
iv ) a demanda por infraestrutura e serviços comuns pelos municípios que compõem a região metropolitana.


Comentário
O Presidente (militar) Costa e Silva assinou decreto em 23 de agosto de 1968, autorizando o projeto de construção da ponte, idealizado por Mário Andreazza, então Ministro dos Transportes, sob a gestão de quem a ponte foi iniciada e concluída.

Projeto
Vista aérea do vão central de aço da Ponte Rio-Niterói, Brasil.O projeto da ponte Rio Niterói foi preparado por um consórcio de duas empresas. A firma Noronha Engenharia, sediada no Rio de Janeiro, preparou o projeto dos acessos no Rio de Janeiro e em Niterói, assim como a ponte de concreto sobre o mar. A firma Howard, Needles, Tammen and Bergendorf, dos EUA, projetou o trecho dos vãos principais em estrutura de aço, incluindo as fundações e os pilares.
Os engenheiros responsáveis pelo projeto da ponte de concreto foram Antônio Alves de Noronha Filho e Benjamin Ernani Diaz e o engenheiro responsável pela ponte de aço foi o americano James Graham. (Wikipédia)

















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GABARITO OFICIAL

As propostas de novos traçados teriam, entre outras, as seguintes justificativas:
i) a diversificação das fontes de suprimento de gás diminuiria a dependência da Europa Ocidental em relação à Rússia;
ii) a multiplicação de fontes fornecedoras aumentaria a segurança energética dos países do oeste europeu;
iii) os traçados alternativos evitariam as redes que atravessam áreas de instabilidade política;
iv) a instalação de novos dutos atenuaria os efeitos dos cortes de fornecimento resultantes dos conflitos entre Rússia e Ucrânia.

















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GABARITO OFICIAL


a) Entre as vantagens da criação de blocos econômicos para os países integrantes estão:

i) a expansão das trocas comerciais entre os países integrantes;
ii) a redução ou isenção de taxas alfandegárias para determinados produtos;
iii) o estímulo à estruturação de cadeias produtivas intra-blocos;
iv) a transferência de tecnologia;
v) a criação de um fórum de discussões entre países membros para tratar de assuntos não apenas econômicos;
vi) o fortalecimento dos países membros em negociações internacionais extra-bloco.



b) A principal característica diferenciadora da União Européia é a criação de uma unidade política supranacional materializada na criação do Parlamento Europeu e do estatuto de cidadão europeu.
















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GABARITO OFICIAL


Entre as regras associadas ao modelo das maquiladoras temos:
i) isenção de taxas alfandegárias de importação sobre componentes industriais;
ii) isenção de impostos sobre a exportação dos produtos finais;
iii) isenção de impostos sobre a produção industrial;
iv) a flexibilização de leis trabalhistas.



















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GABARITO OFICIAL

Entre os fatores responsáveis pela formação de ilhas de calor em áreas urbanas estão:

* i) A elevada densidade de construções e redução das áreas verdes;
* ii) A presença de atividades emissoras de poluentes;
* iii) O consumo intensivo de combustíveis fósseis em diferentes atividades urbanas;
* iv) A alteração do albedo em função dos materiais utilizados nas construções (asfalto e concreto).



















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GABARITO OFICIAL

Ao associar altitude e vegetação Humboldt criou um dos primeiros modelos para orientar a escolha das atividades agropecuárias adaptadas às diferentes faixas climato-botânicas.

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