Google

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Questões Resolvidas - UERJ - 2009 - Discursiva

QUESTÃO - 01



GABARITO PADRÃO


Observe que são duas perguntas !!!

1) Indique dois fatores explicativos para a relocalizarão industrial relatada na reportagens.

Dois dos fatores:
• baixo custo da mão-de-obra do Nordeste (Trabalhador Barato)
• incentivos fiscais concedidos pelos estados nordestinos
(Os Incentivos Fiscais fazem parte do conjunto de políticas económicas. Facilitam o aporte de capitais em uma determinada área através da cobrança de menos impostos ou de sua não-cobrança, visando o aquecimento econômico do respectivo território principalmente com capitais exógenos (de fora).)
• menor nível de sindicalização dos operários do Nordeste
Isso informa que a região obtém menor pressão sindical. isso reflete menos custo com processos trabalhistas.
• dificuldade de concorrência com a produção chinesa, de custos muito reduzidos
• dificuldade de concorrência com países de mão-de-obra muito barata, devido ao baixo
valor agregado do setor
(Valor Agregado significa o valor como um todo).


2°) pergunta.
Duas Conseqüências socioeconômicas desse processo para região do Nordeste.

Duas das conseqüências:
• redução da emigração
(A emigração é o ato de dar e recer como dar emigrantes para um locar e receber de outros para se estabelecer numa outra região ou nação.)
• aumento do PIB regional
(O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.
Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário (insumos). Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.)
• elevação das exportações
(Exportação é a saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do país de origem. Esta operação pode envolver pagamento (cobertura cambial), como venda de produtos, ou não, como nas doações.)
• aumento da migração de retorno
(Esse termo nada mais é do que a volta dos nordestinos para sua região de origem....)
• aumento do mercado consumidor
(Mercado consumidor: é um termo utilizado quando se refere aos consumidores segmento ou à própria população economicamente ativa de um país que compre ou utilize os produtos de empresas específicas. Ou seja, todas as pessoas que tenham um poder de compra.
Alguém vende algo, outro alguém precisa deste algo, no momento que ambos se encontram, temos o mercado. Se dissermos que mercado é o ponto de encontro entre oferta e procura, não estamos errados, como também seremos precisos se dissermos que mercado é a relação entre a oferta e a procura.)
• redução relativa do índice regional de desemprego
(Ou seja haverá mais emprego na região nordestina)














QUESTÃO - 02


GABARITO PADRÃO


CLICK E LEIA MAIS SOBRE A AMAZÔNIA LEGAL
pt.wikipedia.org (AMAZÔNIA LEGAL)
A Amazônia Legal é uma área que engloba nove estados brasileiros pertencentes à Bacia amazônica e, conseqüentemente, possuem em seu território trechos da Floresta Amazônica. Com base em análises estruturais e conjunturais, o governo brasileiro, reunindo regiões de idênticos problemas econômicos, políticos e sociais, com o intuito de melhor planejar o desenvolvimento social e econômico da região amazônica, instituiu o conceito de Amazônia Legal.
















QUESTÃO - 03


GABARITO PADRÃO


Economia

Ver artigos principais: Economia da África e Anexo:Lista de países africanos por PIB nominal.
A África é o continente mais pobre do mundo, onde estão quase dois terços dos portadores do vírus HIV do planeta, a continuidade dos conflitos armados, o avanço de epidemias e o agravamento da miséria põem em causa o seu desenvolvimento. Algumas nações alcançaram relativa estabilidade política, como é o caso da África do Sul, que possui sozinha um quinto do PIB de toda a África.
Distinguindo-se pelas elevadas taxas de natalidade e de mortalidade e pela baixa expectativa de vida e abrigando uma população jovem, a África caracteriza-se pelo subdesenvolvimento. Aparecendo ao mesmo tempo como causa e conseqüência desse panorama, os setores econômicos em que os países africanos apresentam algum destaque constituem herança do seu passado colonial: o extrativismo e a agricultura - setores em que são baixos os investimentos e o custo da mão-de-obra - cuja produção é destinada a abastecer o mercado externo.
A incipiente industrialização do continente, por sua vez, está restrita a alguns pontos do território. Iniciou-se tardiamente, após o processo de descolonização, motivo pelo qual as indústrias africanas levam grande desvantagem em relação ao setor industrial altamente desenvolvido de países do Primeiro Mundo, ou mesmo de países subdesenvolvidos, mas industrializados, como o Brasil.















QUESTÃO - 04

GABARITO PADRÃO


OBS: Foram duas perguntas ... ou pelo menos dois pedidos

1°) DOIS PROBLEMAS DE SEGURANÇA NACIONAL
OBS1: A pergunta que foi feita foi de SEGUNRANÇA NACIONAL e NÃO de problema para as segunraça.

• contrabando de armas e drogas
• fluxos ilegais de produtos industriais
• atuação de grupos islâmicos na tríplice fronteira
• atuação do crime organizado em comunidades binacionais
• atuação das Forças Revolucionárias da Colômbia e outros grupos guerrilheiros na
fronteira amazônica


2°) Dois dos problemas sócio-ambientais:

• biopirataria
CLICK E LEIA SOBRE BIOPIRATARIA
pt.wikipedia.org (BIOPIRATARIA)
A biopirataria é a exploração, manipulação, exportação e/ou comercialização internacional de recursos biológicos que contrariam as normas da Convenção sobre Diversidade Biológica, de 1992.
É uma forma de pirataria moderna. Não é apenas o contrabando de diversas formas de vida da flora e fauna, mas principalmente, a apropriação e monopolização dos conhecimentos das populações tradicionais no que se refere ao uso dos recursos naturais. Ainda existe o fato de que estas populações estão perdendo o controle sobre esses recursos. No entanto, esta situação não é nova na Amazônia.
Essa biopirataria prejudica a Amazônia porque ela faz diminuir o número de especies da fauna e da flora.
As informações de um grupo de indivíduos acumulados por anos, portanto é um bem coletivo, e não simplesmente uma mercadoria que se pode comercializar como qualquer objeto de mercado.
Porém, nos últimos anos, através do avanço da biotecnologia, da facilidade de se registrar marcas e patentes em âmbito internacional, bem como dos acordos internacionais sobre as possibilidades de tal exploração se multiplicaram.
• pesca e caça ilegais
• queimadas e desmatamento
• contaminação de recursos hídricos
• incursões de empresas estrangeiras para extrativismo ilegal
• tráfico de animais silvestres, peixes, aves e de produtos do garimpo















QUESTÃO - 05

GABARITO PADRÃO




HORÁRIO DE VERÃO
Ocorre quando a terra em movimento de translação e também em seu próprio eixo (rotação), aproxima-se ao sol, em um determinado hemisfério, seja ele Norte ou Sul




OBS: Não são todos os estados que adiantam seu relógio no "Horário de Verão"

São eles os que apresentam: MT (Mato Grosso), GO (Goias), MG (Minas Gerais), ES (Espirito Santo), MS(Mato Grosso do Sul), SP (São Paulo), RJ(Rio de Janeiro), PR (Paraná), SC(Santa Catarina) e RS (Rio Grande do Sul).


Horário de Verão no Brasil
















QUESTÃO - 06


GABARITO PADRÃO

Fluxo migratório é uma referência genérica ao movimento de entrada (imigração) e saída de pessoas (emigração). Migrante é todo aquele que deslocou o seu lugar de moradia por um período mais ou menos longo de tempo. Para o lugar de onde ele saiu o migrante é um emigante. No lugar para onde ele vai, ele será um imigrante. E isso vale para os fluxos entre países ou entre os estados e regiões de um país como e o caso dos nordestinos que saem em busca de uma vida melhor para o sudeste.






GABARITO PADRÃO









GABARITO PADRÃO




Vantagens da energia nuclear

A principal vantagem da energia nuclear obtida por fissão é a não utilização de combustíveis fósseis. Considerada como vilâ no passado, a Energia Nuclear passou gradativamente a ser defendida por ecologistas de renome como James E. Lovelock por não gerarem gases de efeito estufa. Estes ecologistas defendem uma virada radical em direção à energia nuclear como forma de combater o aquecimento global.
Desvantagens da energia nuclear

Residuos radioativos (pop.: Lixo atômico)
Considere-se que apenas uma quantidade de 300 gramas de Plutônio 239 finamente espalhada pelo globo terreste levaria a extinção da população humana ao longo prazo. Em um ano, um reator nuclear de 1200 MW produz 265 kg desse material, que tem 24.000 anos de meia-vida.
Acidentes
O acidente no reator de Chernobyl (ex-URSS) contaminou radioativamente uma área de aproximadamente 150.000 km² (corresponde mais de três vezes o tamanho do estado do Rio de Janeiro), sendo que 4.300 km² possuem accesso interditado indefinitamente. Até 180 quilómetros distantes do reator situam-se áreas com uma contaminação de mais de 1,5 milliões de Becquerel por km², o que deixá-las de fato inabitáveis por milhares de anos.
Segurança
A Organização Mundial de Energia Nuclear alerta que terroristas podiam comprar residuos radioativos, por exemplo de países da ex-USSR ou de países com ditaturas que usam tecnologias nucleares como Irã ou Coreia-Norte e construir uma assím chamada "bomba suja".
Quanto fácil é desviar materiais altamente radioativos mostra o exemplo do acidente radiológico de Goiânia no Brasil em 1987 onde foi furtado uma pedra de sal de de cloreto de Césio-137, um isótopo radioativo, de um hospital abandonado.
Gases de estufa
A produção de gases de estufa de uma usina núclear comum está de 3 a 6 vezes maior comparada com a energia hídrica e éolica, considerando o processo todo necessário para operá-la. (A produção de gases de estufa de uma usina de carvão tem um fator de 80.)





GABARITO PADRÃO










GABARITO PADRÃO

CLICK E LEIA SOBRE SUBISÍDIO
pt.wikipedia.org (SUBSÍDIOS)
Subsídio é, nas ciências econômicas, o fornecimento de fundos monetários a certas pessoas. Subsídios governamentais fornecidos a empresas (comércio e indústrias) possuem o intuito de abaixar o preço final dos produtos vendidos por tais companhias, para que estes produtos possam competir com os produzidos em outros países a preços menores (entre outras razões, por causa dos menores custos de mão-de-obra e de diferenças de taxas cambiais)
Subsídios também podem ser dados com outros objetivos. Por exemplo, subsídios governamentais podem ser dados às pessoas de baixa renda para o auxílio da compra de uma casa própria. Os subsídios governamentais às empresas são comuns em países desenvolvidos, cujos produtos são sensivelmente mais caros do que similares fabricados em países em desenvolvimento, assim abaixando o preço final dos produtos vendidos por tais empresas. Mas também são usados em países pobres.
O subsídio é uma forma de apoio monetário, concedida por uma instituição/entidade/pessoa a outra individual ou colectiva, no sentido de fomentar o desenvolvimento de uma determinada actividade desta ou o desenvolvimento da própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores