Click na imagem para visualizá-la melhor!
GABARITO OFICIAL
Dentre os fatores que explicam a diversidade rítmica do Caribe estão:
A convergência de populações africanas, grupos indígenas e europeus de diversas nacionalidades;
A intensidade da circulação marítima;
A proximidade dos Estados Unidos, o mais importante mercado mundial de entretenimento.
Click na imagem para visualizá-la melhor!
GABARITO OFICIAL
O déficit de transporte público nas grandes cidades favorece a concentração da população de baixa renda em áreas favelizadas, mais próximas dos locais de trabalho, levando à valorização e ao adensamento dessas áreas.
Click na imagem para visualizá-la melhor!
GABARITO OFICIAL
Dentre as atividades que devem se expandir na cidade do Rio de Janeiro estão:
Turismo e atividades de entretenimento;
Serviços qualificados e de gestão de negócios;
Serviços avançados de pesquisa e desenvolvimento.
Click na imagem para visualizá-la melhor!
GABARITO OFICIAL
a) O sítio urbano ou localização absoluta é o terreno sobre o qual a cidade se edifica, podendo ser natural, alterado pela ação humana ou artificialmente produzido.
b) A posição geográfica ou localização relativa, refere-se à situação de determinada cidade quanto a aspectos externos a ela, inclusive em relação a outras cidades. A posição geográfica envolve o conteúdo natural e social tanto das áreas circunvizinhas, como daquelas distantes.
Click na imagem para visualizá-la melhor!
GABARITO OFICIAL
Dentre os motivos para o interesse de capitais chineses e árabes na compra de terras no Brasil e no mundo estão:
Garantia de segurança alimentar para suas populações;
Pouca terra agriculturável nos países de origem;
Aumento da demanda por alimentos devido à elevação do poder aquisitivo; Disponibilidade de capitais nestes países;
Interesses especulativos com bens imóveis;
Aumento do preço dos alimentos no mercado internacional.
Click na imagem para visualizá-la melhor!
GABARITO OFICIAL
O elevado potencial de energia eólica na interface oceano-continente se deve aos ventos regulares e constantes resultantes das diferenças térmicas e barométricas entre terra e mar.
Click na imagem para visualizá-la melhor!
GABARITO OFICIAL
Dentre as razões que vêm dificultando o ingresso da Turquia na União Europeia encontram-se: o receio da entrada de um Estado-Nação de maioria muçulmana na União Europeia; o temor da competição por emprego por parte dos trabalhadores europeus; os riscos associados à proximidade da zona de conflitos no Oriente Médio; e a insegurança associada aos conflitos internos existentes na Turquia.
Click na imagem para visualizá-la melhor!
GABARITO OFICIAL
a) Dentre as características da Caatinga que a diferenciam das demais formações vegetais brasileiras destacam-se:
* Vegetação caducifólia
* Sistema radicular extenso para compensar a falta de água do subsolo
* Presença significativa de xerófilas e suculentas, por exemplo, cactáceas.
b) Dentre as consequências ambientais resultantes do desmatamento da Caatinga temos:
* A perda da biodiversidade
* O processo de desertificação
* O aumento da erosão (aumento do risco de enchentes no período chuvoso).
Click na imagem para visualizá-la melhor!
Gabarito Oficial
a) O estabelecimento das redes empresariais que explicam a mobilidade das empresas brasileiras depende em grande parte da ação do Estado. Como o Brasil está emergindo como potência regional na América do Sul, existe um empenho por parte do Estado em promover acordos comerciais, uniões aduaneiras, e uma política financeira que favorece a mobilidade das empresas brasileiras na América do Sul, tais como acordos preferenciais no Mercosul, financiamentos do BNDES e os acordos diplomáticos multilaterais.
b) As redes sociais que se estabelecem entre os migrantes e suas comunidades nacionais e regionais de origem atuam na orientação dos fluxos e facilitam a inserção dos imigrantes (mercado de trabalho, informações, sociabilidade, etc.) no país de destino.
Click na imagem para visualizá-la melhor
O uso do trem de alta velocidade permite a redução no tempo de deslocamento entre grandes cidades, como Paris e Lyon, uma vez que: as estações de trem estão comumente situadas no centro dessas cidades enquanto os aeroportos se encontram, frequentemente, em áreas afastadas, o que reduz o tempo de deslocamento. A localização central das estações de trem também favorece o adensamento de conexões com a rede de transporte urbano, tais como ônibus e metrô. Finalmente, os procedimentos de embarque e desembarque são mais demorados nos aeroportos do que nas estações de trem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário