Google

domingo, 26 de julho de 2009

Questões de geografia! SIMULADÃO – ATUALIDADES VESTIBULAR|1 semestre 2009-07-26

Questão 1 - SIMULADÃO PAG 162|Atualidades do vestibular 1 semestre 2009

Martin Luther King, Malcon X e Jesse Jackson representam três vertentes do movimento negro nos Estados Unidos. Assinale a alternativa que diferencia corretamente suas opções de atuação.

a) Martin Luther King optou pela ação violenta; Malcon X, pela ação política; e Jesse Jackson, pela ação de massa política.

b) Martin Luther King optou pela ação política; Malcon X, pela ação violenta; e Jesse Jackson, pela ação da massa pacífica.

c) Martin Luther King optou pela ação de massa pacífica; Malcon X, pela ação violenta; e Jesse Jackson pela ação política.

d) Martin Luther King optou pela ação política; Malcon X, pela ação violenta.

e) Martin Luther King optou pela ação de massa pacífica; Malcon X, pela ação política; e Jesse Jackson, pela ação violenta.

RESPOSTA CORRETA LETRA ( C ) !!!!!!!!!!!!!!
 Martin Luther King, ao liderar a luta pelos direitos civis dos negros norte-americanos, optou pela ação de massa pacífica, tomando como exemplo a atuação do líder indiano “Mahatma” Gandhi em prol da independência da Índia.
 Malcolm X (nome: original: Malcolm Little; nome islâmico: El Hajj Malik El Shabazz) fundou o movimento dos “muçulmanos negros”, que pretendia desvincular os afro descendentes norte-americanos de suas tradições batista e induzi-los criar uma sociedade de base islâmica, com uma ação mais agressiva contra o establishment branco.
 Jesse Jackson – pastor batista como Matin Luther King -, sua atuação com líder negro se realizou nas fileiras do partido democrata, tendo chegado a lançar-se candidato à presidência nas eleições primárias de 1984 e 1988


Questão 2 - SIMULADÃO PAG 162|Atualidades do vestibular 1 semestre 2009
Os analistas políticos cunharam a expressão “DOUTRINA BUSH” para designar:
a) A defesa intransigente dos valores morais cristãos, contrários à liberalização dos costumes na sociedade contemporânea.
b) O combate à criminalidade – organizada ou não – seguinte a regra da “Tolerância Zero”
c) A oposição sistemática ao islamismo, considerando incompatível com o desenvolvimento econômico e cultural do Ocidente.
d) Uma política externa direcionada para o entendimento internacional, visando a evitar conflitos armados;
e) A intervenção militar dos Estados Unidos contra países que representam algum tipo de ameaça, mesmo antes de algum ataque direto.

RESPOSTA CORRETA LETRA ( E ) !!!!!!!!!!!!!!

Após os atentados de 11 de setembro de 2001, o ex-presidente norte-americano George W. Bush, sob o pretexto de prevenir e combater o terrorismo, impôs medidas restritivas à liberdade pessoal no plano interno e desencadeou ações militares contra países que acusou de apoiar terrorismo (Afeganistão e Iraque)


Questão 3 - SIMULADÃO PAG 162|Atualidades do vestibular 1 semestre 2009
A baía de Guantánamo, onde os Estados Unidos instalaram uma base naval que ganhou notoriedade nos últimos anos, foi arrendada aos norte-americanos em 1903, no contexto:
a) Da política de Boa Vizinhança
b) Do Big Stick
c) Da Doutrina Monroe
d) Da Guerra Fria
e) Da II Guerra Mundial

RESPOSTA CORRETA LETRA ( B ) !!!!!!!!!!!!!!
A história de Cuba, desde que a Espanha a cedeu aos Estados Unidos, em 1898, até o anúncio político da Boa Vizinhança” pelo presidente Franklin Roosevelt, em 1934, está ligada à “Política do Big Stick” (Grande Bastão, em inglês) - imposição dos interesses norte-americanos ao México e países da América Central, assegurados, quando necessário, por meio de intervenções militares. A introdução da Emenda Platt à constituição Cubana (1901) e o arrendamento perpétuo da baía de Guantánamo (1903) são marcos significativo desse processo.

Questão 4 - SIMULADÃO PAG 162|Atualidades do vestibular 1 semestre 2009
O Muro de Belim foi construído em 1961, pela Alemanha Oriental, sob injunção da União Soviética, com o objetivo de estancar o fluxo de refugiados do leste Europeu para o Ocidente capitalista. Sua derrubada, em novembro de 1989, evidenciou.
a) A crise do “Socialismo real” e o enfraquecimento da URSS, que não mais conseguia controlar seus satélite europeus.
b) A superioridade dos EUA sobre a URSS, pois concretizou o pedido anteriormente formulado pelo presidente Reangan a seu colega russo: “Sr Gorbachev, derrube esse muro.”
c) O ressurgimento do poderio militar da Alemanha, pois foi o governo alemão ocidental que exigiu, de sua contraparte oriental, a demolição daquela barreira.
d) A força coesiva do espírito europeu, nascido após a II Guerra mundial e direcionado para a construção de uma Europa unificada política e economicamente.
e) A tendência pacifista que dominou o mundo no fim do século XX e seria brutalmente interrompida após os atentados de 11 de setembro de 2001.
RESPOSTA CORRETA LETRA ( A ) !!!!!!!!!!!!!!
A derrubada do Muro de Berlim foi uma iniciativa espontânea da população de Berlim Oriental (comunista), apoiada logo em seguida pelas autoridades da República Democrática Alemã (Alemanha Ocidental). O fato de a URSS não haver impedido esse acontecimento mostrou a debilidade da ex-superpotência e sua incapacidade em manter a coesão do bloco socialista. Aliás, a queda do Muro de Berlim apontava para a iminente reunificação da Alemanha – que se concretizaria 11 meses depois.

Questão 5 - SIMULADÃO PAG 162|Atualidades do vestibular 1 semestre 2009
No Brasil, 1968 foi “o ano que não terminou”. Acerca dessa data, pergunta-se.
a) Por que o jornalista Zuenir Ventura escolheu esse título para o seu livro?

RESPOSTA: Porque as liberdades que se esperava conquistar naquele ano não chegaram a se concretizar, em razão da imposição do Ato Institucional n 5, em 13 de dezembro de 1968.

b) De que maneira a oposição ao governo do Marechal Costa e Silva vinha-se manifestando no transcorrer daquele ano?

RESPOSTA: Por meio de greves operárias (Contagem/MG e Osasco/SP), manifestações estudantis(“Passeata dos Cem Mil”, no Rio de Janeiro), canções de protesto( Pra não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré), produções teatrais(teatros de Arena, Oficina e Opinião) e pronunciamentos de parlamentares( discurso do deputado Mário Moreira Alves (MDB) contra as Forças Armadas)

Questão 6 - SIMULADÃO PAG 162|Atualidades do vestibular 1 semestre 2009
Em 4 de março de 1933, Franklin Delano Roosevelt foi empossado na presidência dos Estados Unidos e imediatamente deu início a um ambicioso plano econômico, conhecido como New Deal, com o objetivo de reverter a Grande Depressão resultante da crise de 29.
a) Em que aspecto o New Deal significou uma inversão na política dos Estados Unidos?

RESPOSTA: O New Deal tinha o caráter intervencionista (O ESTADO), o que contrariava a política econômica tradicionalmente liberal dos governos norte-americanos.

b) De que maneira o New Deal foi influenciado pelas idéias do economista John Keynes?

RESPOSTA: John Keynes propunha que o intervencionismo econômico visasse também ao bem-estar social, criando empregos e aumentando o poder aquisitivo dos trabalhadores. Alguma medidas do New Deal foram nesse sentido, como a concessão de créditos aos pequenos agricultores e a fixação de um salário mínimo.


Questão 7 - SIMULADÃO PAG 162|Atualidades do vestibular 1 semestre 2009
Criando em 1948, O Estado de Israel completou 60 anos em 2008. Discorra sobre.
a) O contexto histórico internacional que levou à criação desse Estado.

RESPOSTA: No contexto internacional do pós-II Guerra Mundial, com o mundo ainda traumatizado com o holocausto (genocídio de judeus praticado pelos nazistas naquele conflito), ganhou força o movimento sionista, defensor da formação de um Estado judeu na Palestina. Esse projeto foi legitimado pela ONU e veio se concretizar em 1948, com a proclamação do Estado de Israel.

b) As razões históricas dos conflitos entre Israelense e palestinos, que persistem até hoje.

RESPOSTA: A criação do Estado de Israel (cujo território correspondia a uma parte significativa da antiga palestina) desalojou milhões de árabes que lá viviam. Esses deslocado se fixaram parcialmente na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, mas milhares deles ainda vivem em campos de refugiados situados em países vizinhos. Essa situação levou diversos Estados árabes a se solidarizar com os palestinos, adotando uma posição hostil contra Israel.


Questão 10 - SIMULADÃO PAG 162|Atualidades do vestibular 1 semestre 2009
Sobre a geopolítica do Oriente Médio, afirma-se que:
I. As guerras envolvendo árabes e israelenses expulsaram milhares de palestinos de suas terras, os quais, enfraquecidos militarmente, se uniram em organizações clandestinas para lutar contra o Estado de Israel.
II. Ao incorporar às suas terras o vale do rio Jordão, que abastece com suas águas o mar morto, Israel pretende ampliar as fronteiras anteriormente estabelecidas pela Guerra dos Seis Dias, assegurando o abastecimento de água a sua população.
III. Após a Guerra do Yom Kippur, em 1973, o boicote do petróleo pelos países árabes levou Israel e estimular a intifada como a forma de minar a coesão dos membros da OPEP.
IV. A assinatura dos acordos de Oslo em 1993 estipulou a existência de um governo palestino representado pela Autoridade Nacional Palestina (ANP).

ESTÃO CORRETAS SOMENTE AS AFIRMATIVAS
a) I e II
b) I e IV
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

RESPOSTA CORRETA LETRA ( B ) !!!!!!!!!!!!!!
Na alternativa II, Israel já controla as nascente do rio Jordão nas colinas de Golã, o que lhe assegura a água. Na alternativa III, a intifada é uma revolta popular palestina contra a postura de Israel em não reconhecer as áreas palestinas e em negar o direito dos palestinos em se estabelecer como país.


Questão 11 - SIMULADÃO PAG 162|Atualidades do vestibular 1 semestre 2009
Leia atentamente os fragmentos a seguir e assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre a Guerra Fria:
A Rússia reconheceu a independência da Ossétia do Sul e da Abkházia, territórios separatistas da Geórgia, desencadeando duas críticas da Europa e dos EUA. O presidente russo, Dimitri Medvedev, disse não ter medo de nova Guerra Fria e justificou o reconhecimento dos territórios como “única saída” para salvar vidas...
(FOLHA DE SÃO PAULO, 27/8/2008)
1) O termo Guerra Fria foi muito utilizado durante a invasão da Geórgia pelas tropas russas, considerando as baixas temperaturas predominantes nas zonas de conflito.
2) O termo Guerra Fria foi adotado para caracterizar, no pós-guerra, o período de conflito político e militares entre superpotências mundiais União Soviética e Estados Unidos.
3) O Fim da União Soviética e a conseqüente desagregação política e territorial do “império vermelho” contribuíram para o fim da Guerra Fria no início dos anos 1990.
4) O Muro de Berlim, construído em 1949 e derrubado em 1989, que dividiu Berlim em duas partes – a Oriental, dominada pela União Soviética, e a Ocidental, dominada por Estados Unidos, Inglaterra e França -, foi um dos principais símbolos da Guerra Fria.
5) A Guerra Fria caracterizou o período de intensos conflitos separatistas desencadeados após o fim da União Soviética, em que as antigas colônias do “império Vermelho” passaram a lutar pela independência política.

RESPOSTA CORRETA (2 e 3 ) : Na afirmativa 1, o termo Guerra Fria refere-se ao confronto ocorrido entre os EUA e a ex-URSS entre 1948-1991 e não tem relação com clima; na afirmação 4, O Muro de Berlim foi construído em 1961; na afirmativa 5, a Guerra Fria perdurou entre 1948 e 1991 e foi o enfrentamento entre o mundo capitalista (EUA) e o socialismo (ex-URSS)


Questão 12 - SIMULADÃO PAG 162|Atualidades do vestibular 1 semestre 2009
Seguem-se quatro enunciados de fato geopolíticos da atualidade. Leia-os e decida que países ou regiões se referem.
I. O Parlamento aprovou por unanimidade, em suas duas Câmaras, um pedido de reconhecimento da independência das regiões separatistas da Ossétia do Sul e da Abkházia, decisão que foi ratificada pelo presidente.
II. Disputas sobre a sucessão presidencial e o não-cumprimento do acordo que traria de volta ao juízes afastados por Musharraf dissolveram a coalizão governista, conduzindo o país a uma instabilidade política.
III. Uma violenta campanha de prisões e assassinatos levou Tsvangirai, que havia vencido o primeiro turno, a retirar sua candidatura, deixando Mugabe na condição de candidato presidencial único em um segundo turno contestado pela comunidade internacional.
IV. A libertação de 198 prisioneiro, medida pelos EUA, foi vista como um “gesto de boa vontade” para reforçar o processo de paz na região. Mesmo assim, estima-se que existiam cerca de 11 mil pessoas ainda presas.

Os anunciados referem-se, respectivamente, a:

a) Geórgia, Afeganistão, Zâmbia, Líbano
b) Geórgia, Zâmbia, Paquistão, Iraque
c) Federação Russa, Paquistão, Zimbábue, Israel/Palestina
d) Federação Russa, Zimbábue, Paquistão, Israel/Palestina
e) Chechênia, Afeganistão, Quênia, Guantánamo

RESPOSTA:C ; O enunciado I refere-se à Federação Russa, onde o governo reconheceu a independência da Ossétia do Sul e da Abkházia, provocando forte crise com o governo da Geórgia, o qual não aceita o separatismo de suas regiões.
O II refere-se ao Paquistão, que está vivendo desde 2007 vários problemas com a sucessão presidencial, o que provoca forte instabilidade política no país.
O III indica o país africano o país africano Zimbábue, onde o ditador Robert Mugabe, no poder desde 1980, venceu a eleição apesar do não-reconhecimento mundial.
O IV refere-se à questão Irael/Palestina , pois Israel libertou vários prisioneiros palestinos numa tentativa de reduzir as tensões.



Questão 14 - SIMULADÃO PAG 162|Atualidades do vestibular 1 semestre 2009
Instalou-se por meio da ONU (Organização das Nações Unidas) um “falso internacionalismo da Guerra Fria”, segundo o historiador britânico Geoffrey Barraclough. Falsidade que continuou com o pós-guerra Fria. Os mesmos cinco países,a China comunista no lugar da falecida China nacionalista já desde período anterior e a Rússia com a representatividade herdada da antiga União Soviética continuando com assentos permanentes e direito de vetar qualquer coisa no Conselho de Segurança das Nações Unidas, detentos do poder real. Na prática, foi ressuscitado e é preservado o velho “sistema de potências”, de trágicos antecedentes. A ONU não se envolveu com o Vietnã, questão privativa dos EUA, nem com a Argélia, assunto da França. Tampouco com as mãos de ferro de moscou no Afeganistão e na Europa Central. Não tratou como devia da Guerra das Malvinas, ilhas cujo controle os britânicos mantiveram pelas armas. Ou da invasão do Tibete pela China. Abalada por uma Guerra ilegal, a do Iraque, e uma doutrina que despreza a sua carta, a dos ataques preventivos, introduzida de modo unilateral pelo governo Bush nas relações internacionais, imaginou-se que um pacote de reformas conseguiria fortalecê-la.
(Adaptações de Newton Carlos, “O Falso internacionalismo da Guerra Fria”. Folha de S.Paulo, 17/0/2009)
De acordo com o texto e com seus conhecimentos sobre a conjuntura mundial, leia as frases abaixo para responder à questão.
I. O Conselho de Segurança da Onu é caracterizado pelo seu poder de veto, sendo constituído atualmente por cinco países: Estados Unidos, Reino Unido, França, República popular da China e Alemanha.
II. O Atual modelo que caracteriza o poder de veto do Conselho de Segurança da ONU não responde mais, segundo vários estudiosos, às cada vez mais complexas relações internacionais, necessitando reestruturam-se.
III. Um pacote de reformas, no sistema do Conselho de Segurança Nacional da ONU, prevê, entre outros aspectos, o aumento do número de países-membros. Como exemplos de países pretendentes a cadeiras complementares no conselho temos o Brasil, O Japão, a Alemanha e a Índia
IV. Os países participantes do Conselho de Segurança Nacional da ONU mostram-se, em geral, totalmente favoráveis às mudanças em sua formação, principalmente no que diz respeito ao aumento do número de países participantes. Essa idéia vem ao encontro dos interesses desses países a partir de suas participações nas conferências do Forum Social Mundial.

Sobre o tema, podemos afirmar que:
a) As frases I, II e III são verdadeiras;
b) As frases II e III são verdadeiras;
c) As frases II , III e IV são verdadeiras;
d) As frases I e IV são verdadeiras;
e) As frases III e IV são verdadeiras;

RESPOSTA CORRETA ( B ) !!! ; A política de auto-afirmação, após a crise da década de 1990, com o fim do socialismo e da URSS, encontro na Geórgia uma situação propícia. A Geórgia vinha-se aproximando dos EUA e, incentivada pela potência norte-americana, pretendia entrar na OTAN. Ao invadirem a separatista Ossétia do Sul, que pertencente à Geórgia, pretende a autonomia, os georgianos provocaram a reação da Federação Russa, que invadiu a Geórgia numa missão punitiva, impondo-se na região como potência.

Um comentário:

Seguidores