Google

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Vídeos Vestibular Globo

Sexta-feira (12/02)
Numa aula em vídeo, o professor de geografia Robertson Costa, do Curso pH, no Rio de Janeiro, explica a atuação de agentes externos na superfície terrestre.
“A configuração da superfície terrestre obedece a duas fases: a fase de formação e a de transformação contínua”, afirma.
Segundo ele, a fase de formação se associa à atuação dos agentes endógenos ou internos, resultantes de movimentos tectônicos.



Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1188531-7823-ENTENDA+A+ACAO+DOS+AGENTES+EXTERNOS+NO+RELEVO,00.html




Segunda-feira (15/2)
Numa aula em vídeo, Robertson Costa, professor de geografia do curso pH, no Rio de Janeiro, explica o atual perfil demográfico brasileiro.
“O nosso país vive um momento de transição entre a segunda e a terceira fases e é expressada pela concomitância de duas circunstâncias específicas: a redução da taxa de fecundidade e o aumento da expectativa de vida”, afirma.
Segundo ele, a taxa de fecundidade, que é o número médio de filhos por mulher, vem sofrendo uma diminuição por conta da combinação de alguns fatores. “O primeiro a ser destacado é a urbanização da população brasileira, que vive em sua maior quantidade nas cidades, desde mais ou menos os anos 80. E as cidades apresentam um custo de vida maior. Conclusão: criar filhos na cidade é mais caro do que criar filhos no campo.”



Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1178146-7823-SAIBA+MAIS+SOBRE+O+ATUAL+PERFIL+DEMOGRAFICO+BRASILEIRO,00.html





Terça-feira (19/01)
A macrocefalia urbana se caracteriza pela concentração de atividades e população em espaço limitado. Quem define é o professor de geografia do Curso pH, Robertson Costa.
"Os grandes centros urbanos de países periféricos e semiperiféricos são a perfeita manifestação da macrocefalia urbana. Podemos citar, por exemplo, o caso do Brasil. Segundo o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], o país possui, atualmente, mais de cinco mil cidades. Porém 22 delas concentram funções econômicas, culturais, administrativas, políticas deixando as demais dependentes do que acontece nessas 22", diz.



Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1188533-7823-SAIBA+O+QUE+GERA+A+MACROCEFALIA+URBANA,00.html




Segunda-feira (01/02)
O professor de geografia do curso PH André Freitas explica os fatores que levam à migração. Segundo ele, é uma boa dica de estudos para quem vai enfrentar vestibulares.
De acordo com o professor, o migrante é aquele que se desloca, geralmente buscando melhores condições de vida através dessa viagem. A migração ocorre a partir dos fatores de repulsão: fome, guerras, epidemias, desemprego, entre outros; e de atração: emprego, oferta de melhores salários, disponibilidade de terras, democracias, liberdade religiosa. "Os fatores de atração direcionam o fluxo migratório", diz.



Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1176344-7823-ENTENDA+OS+FATORES+QUE+IMPULSIONAM+AS+MIGRACOES,00.html





Entenda o conflito Israel-Palestina


video.globo.com (CONFLITO ISRAEL PALESTINO)



Sexta-feira (27/11)
O estado do Rio de Janeiro é dividido em oito regiões geoeconômicas. Ao contrário do que ocorre no estado de São Paulo, o interior do Rio é mais dependente da região metropolitana, explica o professor de geografia do curso PH, no Rio, André Freitas.
Segundo ele, duas regiões merecem destaque no cenário econômico do estado do Rio: o médio Vale do Paraíba e o norte fluminense.
"O médio Vale do Paraíba recebeu as primeiras mudas de café que chegaram ao Brasil", conta o professor. Depois que esse cultivo se deslocou para o oeste paulista, o vazio econômico foi substituído pela indústria ao longo do século 20.





Sexta-feira (6/11)
Numa aula em vídeo, o professor de geografia Ricardo Nunes Libório, do Sistema Elite de Ensino, no Rio de Janeiro, explica as diferenças estruturais entre os modelos produtivos mundiais fordista e pós-fordista.
“Na Segunda Revolução Industrial, de 1870 a 1970, o modelo fordista tinha como característica a produção em série e em grande volume para haver excedente”, diz. “Esse excedente é que geraria o lucro, grande parte do interesse fordista.”
Link:http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1152870-7823-PROFESSOR+EXPLICA+AS+DIFERENCAS+ENTRE+O+MODELO+FORDISTA+E+POSFORDISTA,00.html







3/11/09 - 07h00 - Atualizado em 13/11/09 - 07h00
Saiba mais sobre o desenvolvimento da pecuária brasileira
Professor explica diferença entre pecuária extensiva e intensiva.
Maior destaque é a pecuária bovina e, em especial, o gado zebu.
O desenvolvimento da pecuária brasileira é bastante diversificada e inclui, além de bovinos, ovelhas, caprinos e bubalinos, segundo o professor de geografia Ricardo Nunes Libório, do Sistema Elite de Ensino, no Rio de Janeiro.
Segundo o professor, o maior destaque é a pecuária bovina e, em especial, o gado zebu. “Tradicionalmente, o criatório no Brasil é comum para o gado comum.”
Na chamada pecuária extensiva, o gado procura as suas próprias pastagens. “No país, há pastagens variadas, desde o clima tropical até a variação de climas subtropicais, com grande qualidade, principalmente no Sul”, afirma.
Libório explica que há uma diferença na relação entre o gado de corte e o leiteiro. “O gado leiteiro é criado dentro de estábulos e currais, onde recebe alimentação específica para engorda.” Ele comenta ainda os cuidados e os custos para manter gado leiteiro (confira o vídeo).
“Toda vez que se falar em pecuária extensiva para corte, o destaque é para a região Centro-Oeste, Sudeste e Sul, nesta ordem. No caso da leiteira, o foco é nas regiões Sudeste e Sul”, diz.







27/10/09 - 07h00 - Atualizado em 27/10/09 - 10h37
Saiba mais sobre a estrutura populacional do Brasil
Os jovens estão na base da pirâmide populacional e os idosos, no topo.
Professor de geografia explica o que é população economicamente ativa.
A estrutura populacional do Brasil com base na pirâmide de "transição demográfica". A pirâmide está dividida em três partes: a base, o corpo e o ápice ou topo.
“Tradicionalmente o número de jovens vai determinar a influência na taxa de natalidade. No Brasil, por exemplo, essa taxa de natalidade está em redução. Então, há um estreitamento dessa base, onde estão as pessoas na faixa etária de 0 a 19 anos. O corpo da pirâmide, que diz respeito à população entre 19 e 59 anos, aparece convexo, o que quer dizer que essa população é maior”, explica o professor de geografia Ricardo Nunes Libório, do Sistema Elite do Rio, no Rio de Janeiro.
Segundo ele, aquela ideia do Brasil jovem está ultrapassada em termos de estrutura populacional. “No topo da pirâmide estão os idosos, ou a população senil, acima de 60 anos. Hoje, no Brasil, a expectativa de vida é entre 65 e 72 anos. Normalmente, a mulher vive de 7 a 8 anos mais que o homem.”
Libório explica que, tradicionalmente, o que se vê no quadro geral é o estreitamento da base, com um corpo mais convexo e um ápice crescente. Atualmente, há no Brasil 9% de velhos; 51% de adultos e 40% de jovens. Por conta disso, diz-se que o Brasil é um país de transição demográfica, em que se parte da redução dos jovens para o aumento do número de adultos e o crescimento do número de velhos.
No corpo da pirâmide é onde se encontra a população economicamente ativa (PEA), que representa cerca de 50% dessa população total, dividida nos setores econômicos formais e informais: 10% no setor primário, 60% no setor terciário e 30% no secundário.
“A maioria no terciário é informal. Como há um inchamento desse setor, há a caracterização da hipertrofia do setor terciário, ou seja, uma concentração da população economicamente ativa em comércios e serviços”, afirma.







28/10/09 - 07h00 - Atualizado em 28/10/09 - 07h00
Saiba mais sobre a distribuição populacional do Brasil
Professor de geografia explica quais fatores são atrativos.
Densidade demográfica costuma ser maior no litoral.
A distribuição da população no Brasil é feita de acordo com fatores determinantes, de atração e de repulsão, segundo o professor Ricardo Nunes Libório, que dá aulas de geografia no Sistema Elite de Ensino, no Rio de Janeiro.
Veja também: Saiba mais sobre a estrutura populacional do Brasil
Segundo ele, no país, uma média maior da população se aproxima do litoral. No interior, porém, existem alguns vazios demográficos, com dois ou três habitantes por quilômetro quadrado.
“Quando que quando se refere à densidade, fala-se em média. Então, é sempre a população dividida por esse espaço”, afirma.
Entre os fatores determinantes se incluem, obrigatoriamente, os fatores físicos. “As praias brasileiras, por exemplo, são fatores de atração por serem faixas de planície e por terem um clima tropical. Quando nos referimos à floresta, há uma dificuldade de penetração e, consequentemente, o clima equatorial. Neste local, a concentração populacional será menor.”
Em relação aos fatores histórico-culturais, ele comenta que a administração que o Brasil teve, como as capitanias hereditárias e governos gerais, tem influência sobre a distribuição populacional.
“A primeira capital do Brasil foi estabelecida em Salvador. Em 1763, quando foi deslocada para o Rio de Janeiro, houve uma concentração maior de população na nova capital. O movimento da agricultura e da indústria são fatores econômicos de atração da Região Sudeste. Por conta disso, as concentrações populacionais serão maiores.”
No interior, porém, há os conflitos por terra, que até hoje envolvem as populações desses locais, como o MST. “Com esses conflitos, a densidade acaba sendo menor, por isso que os vazios são maiores no interior.”
O comércio também é outro fator de atração, como no caso do Rio de Janeiro e Salvador, que permitiam fluxos maiores com a Europa. Santos é outro exemplo por ser uma área comercial portuário e com uma fortíssima concentração populacional. Segundo Libório, ao responder uma questão sobre a distribuição da população no Brasil, o candidato deve levar em conta fatores físicos, históricos e econômicos.








24/10/09 - 07h00 - Atualizado em 24/10/09 - 07h00
Saiba mais sobre a nova política de imigração da União Europeia
Professor aborda a preocupação do continente em conter os ilegais.
Outro problema, segundo ele, é a xenofobia, ou aversão ao estrangeiro.
As políticas de contenção da entrada de imigrantes na Europa são relativamente antigas e sempre existiram, segundo Reinaldo Scalzaretto, professor de geografia do Anglo, em São Paulo. Ele explica como é a nova política de imigração da União Europeia.
“A novidade é que a União Europeia, com seus 27 membros, tenta conter não somente a entrada de ilegais mas também quer se livrar dos de 5 a 10 milhões de imigrantes que ainda circulam no continente europeu”, afirma.
A nova legislação pune os imigrantes que forem pegos trabalhando ilegalmente e também os empregados que usam esse tipo de mão de obra.
Segundo o professor, os imigrantes vêm principalmente de países pobres da Europa oriental, Oriente Médio e do norte da África. “Muitas vezes, a proximidade do litoral norte-africano com o europeu permite que embarcações precárias atravessem, por exemplo, o Estreito de Gibraltar e cheguem até a Espanha, de onde irão se espalhar pelo continente.”
Conter esses imigrantes é o grande desafio, diz Scalzaretto. Outro problema é a xenofobia, ou aversão ao estrangeiro. “Embora os europeus precisem da mão de obra barata e, claro, legalizada, há uma xenofobia relativamente generalizada na Europa.”



link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1146984-7823-SAIBA+MAIS+SOBRE+A+NOVA+POLITICA+DE+IMIGRACAO+DA+UNIAO+EUROPEIA,00.html




Quinta-feira (8/10)
A política de transporte rodoviário, que predomina no Brasil, traz uma série de consequências para a economia do país e pode aparecer em questões de vestibular.

“O Brasil, que fez uma opção de transporte rodoviário há mais de 50 anos, que vem onerando todo o transporte brasileiro e a economia como um todo, o que acarreta problema de logística e também de competitividade internacional”, afirma a professora de geografia do Curso e Colégio Poliedro, em São Paulo, Cristina Luciana do Carmo.

Ela explica que o governo atual faz uma tentativa de modernizar o sistema de transportes com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Existe um grande plano de infraestrutura, chamado PAC, que prevê investimentos em energia e, sobretudo, na política de transporte. Hoje, a idéia é modernizar os portos, criar hidrovia e investir em ferrovias. O Brasil, que é um país que chegou a arrancar os seus trilhos nos últimos 30 anos, volta para os eixos, pensando em aumentar o seu sistema ferroviário.”

Segundo ela, o PAC pretende também fazer a modernização das rodovias brasileiras, criando um sistema chamado de intermodal. “Isso significa que vários modos devem ser interligados, ou seja, a rodovia com a hidrovia, a ferrovia e a portos secos no interior do país e a grandes portos.”

Segundo a professora, outro meio de transporte no qual o Brasil tem interesse é o trem bala. “No entanto, teremos que enfrentar vários desafios, entre eles o ambiental e o econômico, para conseguir colocar o trem bala em prática.”



Link:http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1137146-7823-SAIBA+MAIS+SOBRE+A+POLITICA+DE+TRANSPORTES+NO+BRASIL+E+O+PAC,00.html



08/08/09 - 07h00 - Atualizado em 08/08/09 - 07h00
Entenda as causas da chuva ácida e os seus danos ao ambiente
Crescimento das plantas e reprodução da vida marinha são afetados.
Professor de química explica ainda como a chuva ácida se forma.
Toda chuva é ácida por causa do gás carbônico presente na atmosfera. No entanto, quando ela fica ácida demais, acaba se tornando um problema ambiental.
Os dois principais causadores da chuva são os óxidos de enxofre (anidrido sulfuroso e anidrido sulfúrico) e os óxidos de nitrogênio (ácido nítrico e ácido sulfúrico), que são os principais ácidos da chuva ácida.
“O gás carbônico deixa a chuva só ligeiramente ácida, não causa tanto problema”, afirma Marcelo Polachini, professor de química da unidade Paraíso COC, em São Paulo .
saiba mais
--------------------------------------------------------------------------------
“Automóveis e indústrias produzem óxidos de enxofre e nitrogênio, são oxidados, vão para as nuvens, reagem com a água e descem na forma de uma água acidificada ao extremo, a chamada chuva ácida”, explica.
Segundo ele, alguns dos efeitos no ambiente podem ser sentidos no crescimento das plantas e na reprodução da vida marinha, que são prejudicados, na deterioração do solo e até na danificação de monumentos e metais.







02/07/09 - 07h00 - Atualizado em 02/07/09 - 18h42
Copa do Mundo na África do Sul traz à tona histórico do regime do apartheid
Entenda o contexto político que resultou na eleição de Nelson Mandela.
Professor de atualidades do CPV aborda ainda a situação econômica.
Com a realização da Copa do Mundo na África do Sul em 2010, a atenção do mundo se volta para um país marcado até algumas décadas atrás pelo regime do apartheid. De 1948 até 1994, havia essa política segregacionista e racista, em que a maioria da população, formada por negros, não tinha os mesmos direitos da minoria branca, descendente dos colonizadores.
Após anos de revoltas e prisões políticas, o povo sul-africano consegue mudar essa situação e o grande marco foi a libertação do líder Nelson Mandela. O professor de geografia e atualidades do Cursinho CPV, em São Paulo, Alex Perrone, explica numa aula em vídeo o contexto em que ocorreu a eleição de Mandela para a presidência do país. No entanto, apesar dessas mudanças, a a renda continua concentrada nas mãos dos brancos e os índices de criminalidade são altos.




O Sri Lanka, antigo Ceilão, é uma ilha situada no Oceano Índico que até 1948 era uma colônia da coroa britânica _o país também já havia sido colonizado por Portugal e Holanda.
Nos anos 70, quando o Ceilão virou Sri Lanka (para tentar apagar de vez a presença dos colonizadores) os tâmeis passaram a reclamar de preconceito contra seu povo e criaram o grupo rebelde Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE, pela sigla em inglês), que tentava estabelecer um governo autônomo.



03/07/09 - 07h00 - Atualizado em 03/07/09 - 11h50
Entenda o impacto da política interna da Venezuela na América Latina
País realizou referendo que permite reeleição presidencial ilimitada.
Professor de geografia explica a influência venezuelana no continente.
Em um referendo realizado recentemente na Venezuela, caiu a emenda que colocava limite à reeleição presidencial naquele país, permitindo a Hugo Chávez que se candidate ao cargo outras vezes.
O professor de geografia e atualidades do Cursinho CPV, em São Paulo, Alex Perrone, explica numa aula em vídeo o impacto que a política interna venezuelana tem na geografia política da América Latina.
"Hugo Chavéz, ao defender um regime que ele chama de socialismo do século 21 e promover a estatização de empresas estrangeiras, assume um caráter de questionamento da política externa dos Estados Unidos no continente. E essa posição também serve para influenciar outros governos, como o da Bolívia e o do Equador", afirma Perrone.






06/07/09 - 07h00 - Atualizado em 06/07/09 - 07h00
Entenda a trajetória da Otan ao longo dos seus 60 anos de existência
Professor explica as principais características da organização.
Reunião da cúpula foi realizada no mês de abril.
A cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) fez no início de abril uma reunião na França e na Alemanha para marcar os seus 60 anos de existência. Criada em 1949 com o objetivo de promover a defesa mútua dos países, a organização militar era formada pelos Estados Unidos, Canadá e países da Europa Ocidental.
Saiba mais sobre a Otan
O professor de geografia e atualidades do Cursinho CPV, em São Paulo, Alex Perrone, explica numa aula em vídeo as mudanças pelas quais a organização passou nesse período, além de comentar a política externa norte-americana em relação ao combate ao terrorismo.

IMAGEM DA REUNIÃO




Sábado (4/7)
Recentemente, ocorreu a cúpula do G20, que reúne os países mais industrializados e alguns emergentes, além da Comissão Europeia. No encontro, foram discutidas alternativas diante da crise mundial. A principal decisão foi a captação de recursos para o FMI, da ordem de US$ 1 trilhão, para realizar planos econômicos para dar suporte aos países mais afetados pela crise.
O professor de geografia e atualidades do Cursinho CPV, em São Paulo, Alex Perrone, explica numa aula em vídeo que, em futuras reuniões, o G20 pretende achar soluções para a Rodada de Doha e os subsídios agrícolas.





01/07/09 - 07h00 - Atualizado em 01/07/09 - 16h52
Entenda o conflito entre Paquistão e Índia
Relação entre os países é tensa desde a independência em 1947.
Professor de geografia do CPV explica a situação política na região.
A relação entre Índia e Paquistão é tensa desde a data de independência dos dois países, em 1947. A maioria da população indiana é formada por hindus e, no caso paquistanês, por muçulmanos. Uma das regiões de maior conflito é a da Caxemira, no norte da Índia, onde a maioria é de muçulmanos que querem a anexação ao Paquistão.
Em novembro de 2008, ocorreram na Índia atentados em que militantes islâmicos do Paquistão fizeram reféns e ocorreram mortes de turistas em um hotel.





30/06/09 - 07h00 - Atualizado em 02/07/09 - 18h43
Entenda a situação da China e os 20 anos do massacre na Praça da Paz Celestial.
O massacre dos estudantes na Praça da Paz Celestial em Pequim completou 20 anos em 2009. A manifestação, que exigia reformas políticas, foi duramente reprimida pelo governo.
O professor de geografia e atualidades do Cursinho CPV, em São Paulo, Alex Perrone, explica numa aula em vídeo o impacto deste fato e também as transformações na economia chinesa nas últimas décadas.


IMAGEM DA PAZ CELESTIAL !!




Compare os indicadores de países emergentes do BRIC


VÁ AO LINK DO VÍDEO
Globo.com (COMPARAÇÃO DOS PAÍSES DO BRIC)

Um dos temas mais importantes no vestibular é bloco econômico BRIC (BRASIL,RÚSSIA, ÍNDIA E CHINA, e é importante fazer comparação de entre os países.

Área territorial (milhões de km2)
8,5 17 3,2 9,5
Em que a Rússia se sobressai em área territorial, e riquíssimo em recurso maturais, petróleo, gás natural, Ferro, mangânicos,em commodities energético e minerais.

População
189 142 1 190 1 328
A Rússia tem um problema demográfico grave com o encolhimento de sua população.

PIB (em trilhões de dólares)
1,6 1,7 1,2 4,4
Crescimento de %PIB (A China se destacando muito)

Participação nas exportações mundiais (%)
1,2 2,7 1,1 8,9
Novamente a China se destacando.

A carga tributária entre os país, o que pode incentivar investimento.
38 31 17 16
A menor carga tributária é a da China. Assim, ela favorece uma maior atração para os investidores e bem próximos de sua
tributação está a Índia.

Taxa de investimento (%PIB)
22,3 20,6 30,6 43,8

Taxa de poupança (% do PIB)
25,3 33,5 39,3 47,8




Sexta-feira (26/6)
Os países emergentes são aqueles considerados subdesenvolvidos, mas que, nas últimas décadas, apresentaram um crescimento industrial alto, como Brasil, Rússia, Índia e China, conhecidos pela sigla Bric.
Em uma aula em vídeo, Alex Perrone, professor de geografia da unidade da Vila Olímpia do Cursinho CPV, na Zona Sul de São Paulo, explica o papel dos Bric, principalmente na área econômica.


Vamos comentar o papel dos países emergentes, que vocês conhecer com a sigla BRIC (BRASIL, RUSIA, INDIA E CHINA), e vamos discutir a situação desses países na economia, principalmente mundial, países emergente são: países subdesenvolvidos, mas que nos últimos anos, nas últimas décadas, vem mostrando um grande crescimento em suas indústrias. A economia desses países vem alcançando níveis de crescimento realmente interessante, no caso do Brasil pode-se observar que ocorre uma estabilidade nas exportações, sobretudo de commodities, minérios, entre outros. No caso da China você já tem um crescimento industrial ocorrendo a 30 anos praticamente desde de 78, quando ocorreu a abertura econômica no país, com a criação das ZEES (Zonas econômicas especiais). A Rússia que passou por varias dificuldades na transação do Socialismo para o Capitalismo, Também vem conseguindo nos últimos anos principalmente pela exportação de Petróleo bons resultados. A Índia é um país que apresenta bons resultados em
alguns setores, é destaque; setores da informática, Tecnologia de ponta, computação, é um dos país que é chamado de exportador de cérebro. Uma mão-de-obra em alguns setores altamente qualificada. Esses países vão se inserindo nessa economia globalizada, cada um com algumas características específicas, em alguns setores específicos. É importantes lembrar que mesmo sendo classificados como emergentes, ainda apresentam característica básica do subdesenvolvimento, ainda existe a dependência econômica e principalmente a desigualdade social. Crescimento econômico, sim, porém não para toda a população. Os emergentes acabam tendo cadas vez mais destaque na mídia mundial e acabam tendo mais espaço na economia mundial.




28/06/09 - 07h00 - Atualizado em 28/06/09 - 07h00
Conheça quais são as implicações políticas das ações da Coreia do Norte.
Os testes nucleares realizados recentemente pelo governo norte-coreano fizeram com que a polêmica em torno da fabricação de armas de destruição em massa viesse à tona.
Numa aula em vídeo, Alex Perrone, professor de atualidades e de geografia da unidade da Vila Olímpia, na Zona Sul de São Paulo, explica a polêmica em torno da política externa da Coreia do Norte.


MAIS SOBRE A CORÉIA DO NORTE


































Professor explica a origem dos terremotos.
O professor de geografia do Cursinho da Poli Yadyr Figueiredo Filho comenta nesta aula em vídeo como acontecem os terremotos.
Ele explica a relação dos tremores com o movimento das placas tectônicas. Yadyr ainda fala sobre o terremoto que ocorreu na Itália neste ano.


Questão da Tectonia, dos terremotos, vulcanismo. Recentemente nós tivemos um terremoto na Itália
consequência de um limites de um encontro de placas que existem entre a Africana e euro-asiática. Temos que lembrar que nesse ano de vestibular que existem 3 tipos de limites, conservativo, divergente ou convergente, e o pior de todo é o limite convergente. Depois nós temos que lembrar que os terremotos também podem acontecer na chamada regiões intra-placas como é o caso do Brasil. O Brasil se situa em uma região calma da placa sul-americana, mas isso não isenta de tremores de terra. O tremores recentes que tivemos, na cidade de São Paulo, É basicamente um tremor resultante de um limite de placa secundária na borda continental que cresce um pouco mais depois do afastamento da africa e está em contato com a parte oceânica. Isso mostra que também podemos ter tremores nas regiões Intra-Placas. Mas com menos intensidade. Terremotos, na Itália (2009), China (2008), Na Austrália (2008), No Andes constantemente. Estão diretamente ligados aos limites principais das placas tectônicas. Eles continuaram ocorrendo e não tem possibilidade de previsão humana para quando vão ocorrer esses terremotos, principalmente nos limites
de placas tectônicas.




Saiba o que é a camada pré-sal de petróleo.
O professor de geografia do Cursinho da Poli Yadyr Figueiredo Filho explica em aula em vídeo o que é a camada pré-sal de petróleo descoberta pela Petrobras no litoral brasileiro.
Ele comenta a localização do depósito de petróleo e a importância econômica da descoberta, uma vez que o país pode se tornar um exportador de petróleo.


g1.globo.com (CAMADA PRÉ-SAL DE PETRÓLEO)

Camada de Pré-sal, petróleo, o que é isso? Camada de Pré -sal é uma região no oceano onde nós temos um potencial de petróleo muito grande, ou seja, uma reservas petrolíferas muito grande. É uma faixa que vai do litoral do espirito santo até o litoral de Santa Catarina, aproximadamente uns 800 quilômetros. E está abaixo de 2000 metros de profundidade. A camada em si, quer dizer a parte que vai encontrar o petróleo está abaixo de 7000 metros abaixo da superfície. O Brasil é um dos pouquíssimos países que tem tecnologia para prospectar petróleo nessas condições. Contudo o custo de prospecção é uma coisa relacionada apenas a questão do preço do petróleo. O valor de venda do petróleo não vale apenas de investimento da prospecção desse petróleo, No geral existe o interesse muito grande a partir dessas reservas porque o Brasil pode virar um dos principais países produtores e exportadores de Petróleo do mundo. Mas os interesses são muitos, recentemente a China argumentou com um empréstimo de mais 20 bilhões de dólares, com o intuito de favorecer essa exploração da camada de Pré-Sal, de forma geral a camada geral pode trazer uma potencialidade econômica e energética para o Brasil, transformando o Brasil em uma super potencia energética alinhas é lógica ou resto na nossa matriz energética que já exploramos.




Entenda o que provaca o aquecimento global
O professor de geografia do Cursinho da Poli Yadyr Figueiredo Filho explica como se dá o aquecimento global. De acordo com ele, o fenômeno resulta de uma ampliação do efeito estufa.
O professor ensina que o aumento na atmosfera de gases, como o metano e o dióxido de carbono, pode ampliar o efeito estufa.


video.globo.com (AQUECIMENTO GLOBAL)

TEXTO RETIRADO DO VÍDEO!

Aquecimento global

O que o vestibular pode cobrar de você sobre o efeito estufa. Terá que saber sobre os gases do efeito
estufa, como ele se forma, se ele é benéfico ou não.

O efeito estufa é benéfico ?
O efeito estufa é um feito natural e é um efeito benéfico. para o planeta, quando tivemos mais vida no planeta ... quando tivemos maior diversidade no planeta tivemos temperaturas de 5 a 6
graus mais altas que nos tivemos na atualidade em todo o século 20 mais de 140 anos na verdade o planeta só aqueceu 0,7 c

Quais são os principais gases?
.. os principais gases do efeito estufa a H20, segundo Metano CH4 e CO2, são resultantes atualmente de ações antrópicas, como queimas, principalmente a queima de combustível fósseis ou seja hidrocarbonetos ... Petróleo, óleo dísel e gás natural são elementos que quando queimados repõem na atmosfera um dióxido de carbono que já existiu na atmosfera a bilhões de anos atrás.
Então você tem que ter em mente os gases do efeito estufa.

QUÍMICA (EFEITO ESTUFA)
O efeito estufa é responsável por manter as condições da Terra que permitem a existência de seres vivos. Sem o efeito estufa, explica João Usberco, professor de química da unidade Tamandaré do Anglo, em São Paulo, a temperatura da Terra seria de -20ºC. "O problema é a intensificação desse efeito estufa", afirma.

O principal responsável pelo efeito estufa é o gás carbônico.

Quando o dióxido de carbono está no estado sólido, ele é denominado gelo seco. O professor realiza uma experiência para gelo seco para explicar como ocorre a liberação do gás carbônico.

"O CO2 é um óxido ácido, que reage com a água, que origina um ácido. Essa reação ocorre em toda bebida gaseificada. Todo refrigerante é uma solução ácida em função da presença desse equilíbrio." (confira o vídeo).







A queda do Muro de Berlim, que dividia a capital alemã entre o capitalismo e socialismo, completa 20 anos em novembro deste ano.
A derrubada do muro sela a reaproximação das "alemanhas" e representa um símbolo do fim da Guerra Fria.
O professor de história do Anglo Vestibulares Lucas Kodama Seco comenta o significado desse fato histórico.

Texto criado a partir conteúdo do vídeo.

video.globo.com (MURO DE BERLIM)


Assunto Muro de Berlim.

O assunto é a queda do “Muro de Berlim”, em novembro de 2009 será completado 20 anos da queda do Muro de Berlim. O Muro que dividia Berlim em duas partes caiu. Esse muro é muito importante claro na história de todo o mundo contemporâneo mais recente. Em uma questão muito simples , simbolizou o fim da Guerra Fria. Mais antes disso esse muro foi construído porque? O mundo estava dividido e a Alemanha Também, em dois blocos Capitalista e Socialista. O Muro foi construído em 61, Porquê? Porque durante aquele período muitas pessoas da Europa ocidental (Socialista) fugia para a Europa ocidental (capitalista). É uma história triste do mundo, pois esse muro dividia uma cidade, uma divisão material e de pessoas; vizinhos, família, entre outros. Essa página triste termina em novembro de 1989, a queda do muro de Berlim, significa a reunificação total do país. E para muitos um simbolo maior do final da Guerra Fria. Lembre-se que a queda do muro não significou o fim da divisão de país, cidades ou mesmo de um povo.. ou fronteiras gerais. As coreias continuam divididas, Nos EUA frente ao México, Região de Israel ou mais recentemente muros sendo construídos no Rio de Janeiro.

Professor de história do Anglo explica a Guerra Fria, período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética.


video.globo.com (GUERRA FRIA)


Texto criado a partir conteúdo do vídeo.

Assunto Guerra Fria.

A pouco anos atrás o mundo vivia o medo da guerra nuclear, quem sabe o fim do mundo, uma possibilidade que parecia real. A dica importante é que o aluno tenha a dimensão no conceito geral. E que a Guerra Fria é marcada pela corrida armamentista, entre as super potências, e também marcada em uma corrida espacial, uma forma de propagandear cada potência (regime), de cada bloco Socialista e Capitalista. O mundo estava dividido em dois grandes blocos, capitalista e socialista, esse mundo dividido ... essa corrida armamentista criou um equilíbrio entre as duas potências.. Os conflitos diretos nunca ocorreram .. talvez se ocorresse nem estivéssemos aqui
existia o medo de os mísseis rasgarem no mundo, mas os conflitos em áreas periférica, como a área da coreias, Vietnam, ou mesmo invasão da URSS no Afeganistão. É preciso saber os momentos onde as guerras estavam próximas como a Crise dos Mísseis, a construção do Muro de Berlim, nos anos 70 a retirada das forças americanos do Vietnam ....
Ao final do conflito com a queda do Muro de Berlim e fim da URSS em 91. Selaria o fim do mundo de medo. E assim uma nova ordem.


Quinta-feira (21/01)
O professor de geografia do curso PH, André Freitas, dá uma aula sobre os muros de fronteiras, existentes em pleno século 21.

"Com a nova ordem mundial, esperava-se mais liberdade para a circulação de pessoas, mais liberdade no mundo. Isso, de fato, em algum grau aconteceu. Mas ainda há manutenão de alguns muros", diz. "Com a queda do muro de Berlim, em 1989, caiu também a velha ordem mundial. Foram 20 anos marcados pela divisão de dois modelos ideológicos. O muro de Berlim não dividiu apenas a Alemanha, mas o mundo ao meio", ensina.



Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1175879-7823-PROFESSOR+FALA+DA+MANUTENCAO+DE+MUROS+EM+PLENO+SECULO,00.html




O supervisor do departamento de geografia do Anglo Vestibulares, Reinaldo Scalzaretto, comenta os enfrentamentos entre israelenses e palestinos.Os conflitos entre os povos, na região do Oriente Médio, tiveram origem na Segunda Guerra Mundial e se estendem até os dias de hoje. O professor pontua os momentos mais tensos.






CAMADA DE OZÔNIO - MESOSFERA | ESTRATOSFERA |TROPOSFERA
-> UV-A | UV-B | UV-C
-> Distribuição da camada de ozônio
-> Unidade DOBSON



O Vídeo é o problema da Camada de Ozônio.

Nossa atmosfera.
1°) Camada troposfera 15 km
2°) Camada Estratosfera 35 km
3°) Camada Mesosfera 45 km

Se fala em ozônio estratosfera,

O ozônio nos proteges de que ?
Para falar disso temos que falar de ondas eletromagnéticas.
Onda eletromagnéticas abaixo:
Radio
Micro ondas
Raios Gamas
UV A / B / C

O UV do tipo C não chaga até nós, graças ao oxigênio da atmosfera.

O UV(C) que é bloqueado pelo Oxigênio, acaba gerando o Ozônio 3 Oxigênios como na imagem abaixo.
O UV(B) que é o maior prejudicial a saúde fica retido no ozônio criado pelo uv(c).
O UV(A) acaba chagando as pessoas, mas ele é o menos nocivo



O que é escala DOBSON (Unidade DOBSON) ?
Isso é para saber a quantidade de ozônio que tem em uma determinada região.

O que ela faz de mal para a gente?
A radiação pode atingir uma molécula do DNA.

Como a camada se destrói?
Um radical de Cl. Atacam as moléculas de Ozônio, eu segundo uma pesquisa um radical de CL pode destruir 1000 moléculas
de ozônio.

CLICK E LEIA MAIS SOBRE CAMADA DE OZÔNIO
Camada de Ozônio
É importante lembrar que não é o ozônio em si o responsável pela proteção contra os raios ultravioletas, mas o ciclo ozônio-oxigênio. Neste ciclo, há grande absorção da radiação solar, transformada em energia térmica na estratosfera. Os CFCs, conhecidos pelo efeito prejudicial à ozonosfera, por meio do cloro gasoso, têm o papel de paralisar o ciclo.
A Austrália tem sido bastante castigada pelo aumento de penetração dos raios ultravioleta, causando incidência elevada de câncer de pele na população local.





Entenda a situação política do Irã e os 30 anos da Revolução Islâmica.
O resultado das eleições presidenciais no Irã, realizadas no dia 12 de junho, tem sido alvo de uma grande polêmica. O pleito foi vencido pelo presidente Mahmoud Ahmadinejad, mas a oposição afirma que houve fraude. A população tem saído às ruas para protestar.


TEXTO FORMULADO DO VÍDEO ACIMA:
Um certo Retrospecto histórico da situação política do Irã, na ultimas décadas, Atualmente ocorreram as eleições para presidente do irã, e quem foi vitorioso foi o atual presidente, Mahmoud ahmadinejad, e esse resultado foi muito contestado pelo oposição, acusações de fraudes. E isso acabou gerando uma repercussão negativa em todo o mundo onde outros países também questionam a eleição. O governo, está desde 2005, foi um governo repleto de polêmica. O irã é considerado após os atentados do 11 setembro, para o então presidente americano, George W. Bush. Um dos países do Eixo no mal, sendo relacionado como um dos países que apoiam o terrorismo, países esses que podem construir armas nucleares. Além disso o presidentes do Irã, Mahmoud ahmadinejad, fez acusações ao estado a Israel .. acusações claras e diretas e chegou a falar que Israel poderia ser banida do mapa. Para entender um pouco melhor do momento atual do Irão precisa-se verificar fator históricos, como a Revolução Islâmica, em 1979. Onde temos a queda do Xá Reza Pahlevi e a ascensão do Aiatolá Ruhollah Khomeini,e a partir desse momento o irã começa a ser um república teocratica, onde o chefe religioso é o lider de estado.



MAS SOBRE O IRÃ



















Quinta (15/10)
Nas grandes cidades brasileiras, o processo de urbanização concentrado resultou em regiões periféricas pobres e especulação imobiliária. Numa aula em vídeo, João Carlos Marcon, professor de geografia do curso e colégio Poliedro, em São Paulo, aborda os problemas causados pela urbanização recente e sem infraestrutura adequada.
“O nosso país apresenta grandes diferenças sociais. Nas grandes cidades brasileiras, há muitas favelas, cortiços e loteamentos periféricos que foram sendo ocupados ao longo do tempo”, afirma.
Os espaços com mais áreas verdes acabaram se valorizando e, por conta disso, foram formados diversos condomínios, contrastando ainda com o lado mais carente das cidades.



Link: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1141725-7823-SAIBA+MAIS+SOBRE+PROBLEMAS+URBANOS+SEGREGACAO+ESPACIAL,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores