Google

sábado, 15 de outubro de 2011

Questões Resolvidas UERJ - 2011 - Discursiva

Fonte correção http://www.revista.vestibular.uerj.br/questao/



Click na imagem para visualizá-la melhor

Objetivo: Identificar formações vegetais impactantes sobre o fenômeno do aquecimento global e descrever esses biomas. Item do programa: Natureza, meio ambiente e representações do espaço Subitem do programa: Relação sociedade-natureza: os grandes ecossistemas mundiais e brasileiros Comentário da questão: A análise comparativa dos diâmetros dos círculos que representam a quantidade de carbono armazenado pela biomassa das florestas do mundo permite identificar a América do Sul, a Europa Oriental e a Rússia como os espaços nos quais estão localizadas as formações florestais com maior potencial para amenizar o aquecimento global. No caso da América do Sul, a única formação compatível com esse indicador é a floresta equatorial amazônica, uma floresta densa e úmida, com vários andares, sem vegetação rasteira, e que apresenta grande diversidade de espécies. Suas árvores possuem folhas perenes e latifoliadas. Na região da Europa Oriental e da Rússia, a única formação florestal suficientemente extensa e preservada para abrigar essa biomassa é a floresta boreal ou de coníferas, também chamada de taiga. Trata-se de uma floresta aberta, adaptada a longos períodos frios e secos. Suas árvores possuem folhas perenes e aciculifoliadas. Nela, há pequena diversidade de espécies e presença de vegetação rasteira entre as árvores.








Click na imagem para visualizá-la melhor!

De acordo com o texto, há um elemento do fordismo verificado no Brasil apenas recentemente. Aponte esse elemento. Nomeie ainda o atual modelo produtivo capitalista, sucessor do fordismo, e apresente duas de suas características. Objetivo: Discriminar as características de modelos produtivos do capitalismo. Item do programa: Trabalho, tecnologia e a produção social do espaço Subitem do programa: Capitalismo global, tecnologia e espaço geográfico: modelos produtivos Comentário da questão: O texto faz referência à ampliação do mercado consumidor brasileiro, ocorrida nos últimos cinco anos, por via da elevação do poder de compra dos trabalhadores do país, o que provocou a expanção de um dos segmentos que compõem a classe média nacional. Esse fato e a alusão ao fordismo permitem identificar uma característica central desse modelo produtivo, que é a formação de um mercado consumidor de massa. O atual modelo produtivo capitalista, que sucedeu o fordismo, é denominado de pós-fordismo ou toyotismo, ou ainda modelo sistêmico-flexível. Dentre suas principais características estão a presença de linha de montagem flexível, com diversificação dos produtos, a produção fragmentada globalmente, a importância crescente da tecnologia de produto e de produção, a preocupação com o meio ambiente, a maior parcela da produção feita por empresas terceirizadas, o enfraquecimento dos sindicatos, a rapidez acentuada no ciclo de renovação do produto e a necessidade de mão de obra com maior nível de qualificação.








Click na imagem para visualizá-la melhor!

Objetivo: Reconhecer e explicar a contradição entre a numerosa população ocupada na agricultura e índices elevados de subnutrição na África. Item do programa: Trabalho, tecnologia e a produção social do espaço Subitem do programa: Espaço rural: diferentes formas de organização da produção agrária no mundo Comentário da questão: A partir da análise do mapa, é possível identificar a contradição existente em muitos países africanos, nos quais se observam, simultaneamente, um elevado percentual da População Economicamente Ativa - PEA ocupada na agricultura e altos índices de subnutridos entre os habitantes do continente. Esse fato vincula-se ao processo histórico de colonização e de organização do espaço africano, com destaque para o sistema agrícola de plantation, introduzido pelas metrópoles europeias, que desarticulou os sistemas produtivos originais de subsistência. Dentre os principais legados desse processo, que ajudam a explicar a contradição verificada a partir do mapa estão a concentração fundiária, a produção agrícola prioritariamente voltada para a exportação e de caráter não alimentar - incluindo os chamados "produtos de sobremesa", como o café e a cana-de-açúcar -, a agricultura tecnologicamente atrasada e com baixa produtividade, além dos baixos salários, que inviabilizam a reprodução da força de trabalho no campo, ou seja, sua subsistência.









Click na imagem para visualizá-la melhor!

Objetivo: Explicar as diferentes lógicas territoriais de cálculo da representação parlamentar na federação brasileira. Item do programa: Política, estado e gestão do território Subitem do programa: Ação do Estado: Estado moderno territorial; dimensão espacial da organização político-administrativa Comentário da questão: As regras constitucionais da representação parlamentar nas duas casas legislativas que compõem o Congresso Brasileiro obedecem a duas lógicas distintas, mas relacionadas ao regime federativo brasileiro. No caso da Câmara dos Deputados Federais, a Constituição Federal fixa em 513 o total nacional de parlamentares. No caso de criação de novos estados, em princípio, esse número não seria alterado, havendo uma redistribuição do número de deputados federais em cada unidade federativa que sofreu desmembramento territorial, em proporção ao seu total populacional. Por outro lado, a Constituição Federal também estabelece o mínimo de oito deputados federais por unidade federativa, independentemente do seu número de habitantes. Dessa forma, caso um ou mais dos novos estados viesse a ter um total populacional cuja cota de parlamentares fosse inferior a oito, o imperativo constitucional de garantir esse mínimo exigiria o aumento do quantitativo nacional fixado na Constituição. No caso do Senado, a criação de novos estados resultaria obrigatoriamente no aumento do número de senadores, uma vez que cada unidade federativa tem direito a três desses representantes.








Click na imagem para visualizá-la melhor!

Objetivo: Descrever características da topografia com base na interpretação de mapeamentos por curva de nível. Item do programa: Natureza, meio ambiente e representações do espaço Subitem do programa: Representações do espaço: a linguagem cartográfica Comentário da questão: O mapeamento com curvas de nível é uma forma de representação do relevo através de linhas que unem pontos de mesma altitude. A análise das cotas de altitude, expressas em algumas linhas de referência, e da proximidade entre essas mesmas linhas permite identificar as características gerais da topografia de uma determinada área. Na imagem, a altitude diminui da porção leste, onde está a cota de 5.000 m, para a porção oeste, com altitudes próximas a 2.500 m. Portanto, o rio principal, representado na cor azul, está necessariamente correndo no sentido leste-oeste, seguindo a declividade geral do relevo. Quanto às rotas assinaladas, a de menor declividade é a C-D, tendo em vista o maior espaçamento apresentado entre as curvas de nível.








Click na imagem para visualizá-la melhor!

Objetivo: Item do programa: Natureza, meio ambiente e representações do espaço Subitem do programa: Dinâmicas da natureza: clima Comentário da questão: As chuvas de monções constituem um fenômeno típico do continente asiático. Elas afetam diretamente a atividade agrícola da região do sul e sudeste desse continente, particularmente a rizicultura, pois a elevada pluviosidade favorece o cultivo do arroz inundado. A formação desse fenômeno está relacionada ao mecanismo climático que ocorre na estação do verão. Como o continente absorve mais calor que o oceano, as massas de ar continentais aquecem e sobem rapidamente, o que provoca uma rajada de ventos úmidos vindos do oceano, gerando chuvas intensas e duradouras.








Click na imagem para visualizá-la melhor!

Objetivo: Justificar as variações dos gastos militares dos EUA com base nos contextos históricos e geopolíticos correspondentes. Item do programa: Política, estado e gestão do território Subitem do programa: Geografia política e a geopolítica do mundo contemporâneo: os principais conflitos geopolíticos e suas inter-relações Comentário da questão: De acordo com o gráfico, houve redução dos gastos militares norte-americanos na primeira metade da década de 1990, fato que resulta diretamente do colapso da União Soviética e do consequente fim da Guerra Fria. A partir de 2001, a significativa elevação desses gastos se explica sobretudo pela política externa estadunidense de guerra ao terror, também denominada como "Doutrina Bush", que incluiu as intervenções militares no Afeganistão e no Iraque.








Click na imagem para visualizá-la melhor!

Objetivo: Explicar a ocorrência da ilha de calor e exemplificar ações do poder público para a atenuação desse fenômeno. Item do programa: Natureza, meio ambiente e representações do espaço Subitem do programa: Relação sociedade-natureza: as grandes temáticas ambientais atuais Comentário da questão: O fenômeno de ilha de calor, representado na figura, resulta da elevação das temperaturas médias nas áreas urbanizadas das grandes cidades, em comparação com as áreas suburbanas e as zonas rurais periféricas, em função das diferenças de irradiação de calor dessas superfícies. Algumas ações que o poder público pode promover a fim de amenizar esses contrastes térmicos são: aumentar a área dedicada a parques, praças e jardins públicos; criar unidades de conservação para preservação de áreas de vegetação nativa ainda existentes; redefinir a legislação referente ao zoneamento urbano para redução da densidade das construções; definir normas para as construções em área urbana, com a adoção, por exemplo, de materiais e técnicas de redução da irradiação de calor.








Click na imagem para visualizá-la melhor!

Objetivo: Identificar os componentes do IDH e justificar a sua variação nas últimas décadas no Brasil. Item do programa: Sociedade, espaço e cultura Subitem do programa: Dimensão demográfica da produção do espaço: desigualdades sociais e espaciais Comentário da questão: O Índice de Desenvolvimento Humano - IDH da ONU foi criado para sintetizar indicadores sociais e econômicos que podem servir como referenciais de avaliação da qualidade de vida dos países do mundo. Até 2009, a ONU utilizou uma metodologia que incluía os seguintes indicadores: PIB per capita, índice de analfabetismo, expectativa de vida ao nascer e taxa de matrícula em todos os níveis de ensino. No Brasil, nas duas últimas décadas, a elevação do IDH foi determinada principalmente pelo aumento do grau de instrução e pela elevação da expectativa de vida da população.








Click na imagem para visualizá-la melhor!

Objetivo: Descrever causas e consequencias do desempenho econômico dos BRIC no cenário geopolítico internacional. Item do programa: Política, estado e gestão do território Subitem do programa: Geografia política e a geopolítica do mundo contemporâneo: geografia do poder global e seus principais atores Comentário da questão: Brasil, Rússia, Índia e China países constituintes do grupo dos BRIC diferenciam-se dos demais países emergentes por apresentarem determinadas características em comum, tais como grande impulso de industrialização, mercado consumidor muito expressivo e com grande potencial de crescimento, baixo custo de produção de mercadorias e capacidade de atração de grandes volumes de investimentos internacionais. O acelerado crescimento econômico dessas nações resulta em diversas consequencias em, pelo menos, dois campos importantes: a geopolítica e o meio ambiente. Em termos de geopolítica, estão previstos o fortalecimento das relações Sul-Sul, a consolidação de uma ordem mundial multipolar e a formação de novas alianças geopolíticas com as potências emergentes; já no aspecto ambiental, é possível antever o agravamento da poluição e o aumento da emissão de gases de efeito estufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores